EVOLUÇÃO DA COBERTURA E USO DA TERRA NAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA DIRETA DAS USINAS HIDRELÉTRICAS BATALHA E ITUMBIARA SOB O APORTE DE FONTES SECUNDÁRIAS DE DADOS CARTOGRÁFICOS E CENSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n3ID26670Resumo
No contexto de desenvolver uma proposta de mapeamento da cobertura e uso da terra em escala progressiva de detalhe para o entorno de Usinas Hidrelétricas (UHE), tem-se por objetivo, no presente trabalho, avaliar o emprego de dados secundários da dinâmica da cobertura e uso das terras do Projeto Mapbiomas, além de dados socioeconômicos e agropecuários oriundos da Plataforma SIDRA IBGE, em ambos casos, retratando o recorte temporal de 1985 a 2020, e tendo como estudo de caso as áreas de influência direta das UHEs de Batalha e Itumbiara. Evidencia-se a dinâmica da cobertura e uso das terras junto à UHE de Batalha, com redução das áreas ocupadas por pastagens e incremento das áreas agrícolas, e sucessiva supressão da cobertura vegetal. Para o caso da UHE de Itumbiara, percebe-se uso das terras já consolidados, com predomínio de pastagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.