CONJUNTURAS CRÍTICAS LATINO-AMERICANAS E A POLÍTICA DE HABITAÇÃO NA COLÔMBIA

UMA REVISÃO HISTÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n1ID32268

Resumo

O artigo analisa a política habitacional na América Latina, com especial atenção à experiência da Colômbia. Nas últimas décadas, difundiu-se um modelo de produção padronizada de unidades habitacionais, com ênfase no estímulo à demanda e no apoio ao setor da construção civil. Esse modelo tem sido amplamente discutido em países como México, Chile, Colômbia e Brasil. Nesse contexto, a Colômbia se destaca por sua longa história de formulação e implementação de políticas de habitação social (PHS). O artigo analisa a trajetória de institucionalização da PHS colombiana, examinando os momentos críticos e seu impacto na dependência do programa. Além disso, propõe uma nova periodização que explica grandes compartimentos temporais a partir de três modos de restrição utilizados pelas instituições como meios de operação: regras, práticas e narrativas. Em conclusão, o artigo oferece uma perspectiva crítica sobre a política habitacional na América Latina e destaca a experiência da Colômbia como um caso relevante para sua análise a partir da teoria do neo-institucionalismo histórico que ajuda a entender a evolução e as limitações das políticas habitacionais no país e oferece uma base para o desenho de políticas futuras mais eficazes.

Palavras-chave: Política de habitação social, neo-institucionalismo histórico, América Latina e Colômbia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Paulo , Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – Brasil. Editor-chefe da URBE - Revista Brasileira de Gestão Urbana. Professor do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Mestre e Doutor em Gestão Urbana (PPGTU). OCID iD:   https://orcid.org/0000-0002-8518-9978

Arquiteto Jorge Armando, UNICESMAG

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica de Paraná (PUCPR). Mestre em Planejamento Urbano e Regional da Pontifícia Universidade Javeriana de Colômbia. Arquiteto e Urbanista Universidad Nacional De Colômbia. Docente da Faculdade de Arquitetura e Belas Artes UNICESMAG, Colômbia.

Arquiteto Julián, Universidad de la Costa

Professor no programa de arquitetura de Universidad de la Costa. Doutor pela Universidade de Buenos Aires e Doutor em Arquitetura pela Universidade de Colima, Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Pontifícia Universidade Católica de Chile e Arquiteto de Universidad del Valle. OCID iD:  https://orcid.org/0000-0001-9308-4255

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

CHRISTIE DE OLIVES, S. J.; NASCIMENTO NETO, P. .; ARTURO CALVACHE, J. A. .; CAICEDO MEDINA, J. A. . CONJUNTURAS CRÍTICAS LATINO-AMERICANAS E A POLÍTICA DE HABITAÇÃO NA COLÔMBIA: UMA REVISÃO HISTÓRICA. Sociedade e Território, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 89–111, 2023. DOI: 10.21680/2177-8396.2023v35n1ID32268. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/32268. Acesso em: 7 jan. 2025.