O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO EM UBERABA-MG

UMA ANÁLISE DO BAIRRO ABADIA A PARTIR DA INSTALAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32920

Resumo

Este trabalho analisa a produção do espaço urbano e a verticalização em Uberaba-MG, com enfoque no bairro Abadia e suas transformações após a implantação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em 2005. A análise teórica problematiza a verticalização com base nas ações de diferentes agentes sociais e o plano empírico inclui pesquisas de campo, levantamentos de dados e estudos imobiliários, abordando a espacialização e as particularidades desse processo no espaço urbano. Os resultados mostram intensa verticalização no bairro Abadia, especialmente nas proximidades da Universidade, com aumento de empreendimentos comerciais, residenciais e de serviços além de mudanças na dinâmica habitacional e maior rotatividade de moradores devido à presença estudantil e aumento da demanda por aluguéis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Silvestre Gomes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor colaborador do programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense e Professor Associado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Flávio Henrique Gomes Contarin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

Jackson Clayton Marinho Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro Pós-graduado em Geografia Regional Brasileira pela FAVENI

Downloads

Publicado

13-08-2024

Como Citar

ANTÔNIO SILVESTRE GOMES, M.; HENRIQUE GOMES CONTARIN, F.; CLAYTON MARINHO SILVA, J. O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO EM UBERABA-MG: UMA ANÁLISE DO BAIRRO ABADIA A PARTIR DA INSTALAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Sociedade e Território, [S. l.], v. 35, n. 3, 2024. DOI: 10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32920. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/32920. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS