A INFLUÊNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL NAS DINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS: UM ESTUDO A PARTIR DO CAMPUS DE ITAPIPOCA-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n1ID33534

Resumo

No início do século XXI o Governo Federal do Brasil ensejou esforços para culminar em um maior acesso ao ensino técnico e superior no país. No contexto dos países de capitalismo avançado, em meados do século XX tal modalidade de ensino já era bem formulada, porém, no Brasil, só iniciou tal processo, de modo tímido e tardio no presente século. O objetivo deste texto é contribuir para com os estudos atinentes à expansão da rede tecnológica de ensino e da urbanização contemporânea, tendo como delimitação empírica o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Itapipoca. Conclui-se que a oferta de um campus do IFCE, intermedia o ensino para além dos limites intraurbanos, captando alunos de menores municípios em seu entorno e até mesmo da capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-11-2024

Como Citar

GOMES FREITAS, C. C.; COSTA, M. R. da .; AMORIM, W. V. .; BOMTEMPO, D. C. . A INFLUÊNCIA DE UM INSTITUTO FEDERAL NAS DINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS: UM ESTUDO A PARTIR DO CAMPUS DE ITAPIPOCA-CE. Sociedade e Território, [S. l.], v. 36, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2177-8396.2024v36n1ID33534. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/33534. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS