RESTRIÇÃO À LIBERDADE NO ÂMBITO CRIMINAL

LIMITES DA PRISÃO PREVENTIVA E DA PRISÃO APÓS SEGUNDA INSTÂNCIA NO PROCESSO PENAL

Autores

  • Fernando Wallace Ferreira Pinto UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2318-0277.2019v7n02ID18639

Palavras-chave:

Prisão preventiva, Prisão após a segunda instância, Limites

Resumo

Este trabalho tem o escopo de analisar os limites de intervenção na liberdade individual em face da aplicação dos institutos jurídicos da prisão preventiva e prisão após segunda instância. A problemática de tais medidas jurídicas é atual, sobretudo tendo em vista os casos de cerceamento da liberdade dos ex-presidentes da República Federativa do Brasil: Michel Temer e Luiz Inácio Lula da Silva. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 engendrou relevo na proteção aos direitos fundamentais, com o direito de liberdade positivado de modo analítico, assegurando a todos o direito de liberdade e permitindo, apenas excepcionalmente, sua supressão antes da condenação definitiva. Em tais circunstâncias, surge a imperiosa necessidade de uma abordagem dogmática em torno do direito de liberdade e seus limites diante de sua flexibilização pelo Estado, utilizando-se, para tanto, de uma metodologia hipotético indutiva, com abordagens concretas e considerações em torno de tais institutos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Wallace Ferreira Pinto, UFRN

Mestrando em Direito (UFRN). Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho (UNIRN). Bacharel em Direito (UFRN). Bacharel em História (UFRN). Pósgraduando em Direito Penal e Direito Processual Penal (UNIRN). Atualmente integrante do grupo de pesquisa "O Direito Criminal como corpo normativo construtivo do sistema de proteção dos direitos e garantias fundamentais, nas perspectivas subjetiva e objetiva", sob a coordenação do professor Dr. Walter Nunes, no âmbito da UFRN.

Downloads

Publicado

15-02-2020

Como Citar

FERREIRA PINTO, F. W. RESTRIÇÃO À LIBERDADE NO ÂMBITO CRIMINAL: LIMITES DA PRISÃO PREVENTIVA E DA PRISÃO APÓS SEGUNDA INSTÂNCIA NO PROCESSO PENAL. Revista Transgressões, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 93–118, 2020. DOI: 10.21680/2318-0277.2019v7n02ID18639. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/transgressoes/article/view/18639. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos