A POLÍCIA E A VIDA PÚBLICA DEMOCRÁTICA NUMA PERSPECTIVA HONNETHIANA

A DESCONSTRUÇÃO DO “INIMIGO”

  • Tomás Hilário Cardoso Ferreira Polícia Militar de Minas Gerais; Universidade Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Antônio Hot Pereira de Faria Polícia Militar de Minas Gerais; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
Palavras-chave: Vontade democrática. Polícia. Sociedade. Segurança pública.

Resumo

A concepção de um regime democrático presume a participação igual de todos os cidadãos na formação de uma vontade democrática e soberana do povo. O presente artigo busca analisar os modelos reativo e proativo de polícia e as consequências advindas da escolha de cada um deles e, a partir disso, estabelecer parâmetros a serem observados pelas polícias para que se tornem instituições legitimadas pela sociedade. As análises se baseiam nas propostas de Axel Honneth para formação de uma vida pública democrática, presentes na obra “O Direito da Liberdade”. Trata-se da busca por um modelo de polícia garantista, no qual os direitos fundamentais e elementares do cidadão sejam garantidos, independentemente de qualquer característica ou peculiaridade específica. Uma busca pela vontade coletiva e democrática da população, através da qual a sociedade passe a desempenhar um protagonismo no desenvolvimento da segurança pública, numa consolidação da vida pública democrática, com a participação de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomás Hilário Cardoso Ferreira, Polícia Militar de Minas Gerais; Universidade Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestrando em Segurança Pública e Cidadania da Universidade Estadual de Minas Gerais. Bacharel em Direito. Bacharel em Ciências Militares - área de Defesa Social. Oficial da Polícia Militar de Minas Gerais. Professor da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.

Antônio Hot Pereira de Faria, Polícia Militar de Minas Gerais; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutor em Geografia - Tratamento da Informação Espacial. Mestre em Administração. Bacharel em Ciências Militares - área de Defesa Social. Graduado em Química. Professor e Pesquisador da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Membro do Instituto Brasileiro de Segurança Pública e Academia de Letras João Guimarães Rosa.

Publicado
10-07-2020
Como Citar
HILÁRIO CARDOSO FERREIRA, T.; HOT PEREIRA DE FARIA, A. A POLÍCIA E A VIDA PÚBLICA DEMOCRÁTICA NUMA PERSPECTIVA HONNETHIANA. Revista Transgressões, v. 8, n. 1, p. 96-117, 10 jul. 2020.
Seção
Artigos