CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ: “DEBATES ATUAIS SOBRE CONSUMO NA ANTROPOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS”

01-06-2023

Organização do dossiê:

Eliane Tânia Freitas – Doutora em Antropologia Social, professora do Departamento de Antropologia e Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, da UFRN.

Solange Riva Mezabarba - Doutora em Antropologia, Faculdade de Design de Moda Senai Cetiqt.

Filomena Silvano - Doutora em Antropologia, Professora da NOVA FCSH e Investigadora integrada do CRIA e do IN2PAST.

 

Ementa da chamada do dossiê:

Em 1979, Mary Douglas e Baron Isherwood lançaram O mundo dos bens: Por uma antropologia do consumo. A obra, pela primeira vez, analisa o consumo pela ótica da antropologia. Os bens, para os autores, são comunicadores e atuam como poderoso sistema de classificação. O consumo é um processo, e o que ocorre com bens no âmbito da vida cotidiana é parte desse processo, ou seja, é preciso que se pense no que ocorre com os bens quando chegam às mãos dos consumidores. Uma década mais tarde, em A invenção do cotidiano, Michel de Certeau e dois dos seus pesquisadores, Pierre Mayol e Lucy Giard (1980), reafirmaram esse aspecto do consumo, argumentando que os indivíduos se produzem na vida cotidiana. Assim, a ideia de práticas de consumo, envolvendo escolhas, as diferentes formas de acesso aos bens, a fruição e, tema que vem sendo fortemente discutido na atualidade, o descarte, são partes desse processo.

Na atualidade percebemos a intensa presença da internet e dos dispositivos digitais conectados nas relações sociais, nas formas de negociação e processos de consumo, agora fortemente filtrados pela atuação dos algoritmos nos meios digitais (DOMINGUES, 2013 e 2016), o que, por si só, já abre toda uma agenda de debates no campo dos estudos de consumo, convergindo para questões sobre vigilância, política, direitos. A pandemia de coronavirus/COVID-19 que parou o mundo em 2020, catalisou, para aqueles com acesso à rede, essas formas mediadas de produção, negociações (monetárias ou não) e consumo de bens, serviços e experiências digitais (como games, e-books e streamings audiovisuais), ou materiais (lojas, sites e aplicativos de compra e venda, em geral).

É nesse contexto que pretendemos, com esse dossiê, reunir trabalhos que tragam reflexões acerca de práticas e debates correntes sobre consumo, considerando processos de escolha, novas formas de aquisição e acessos, fruição, experiências e descarte. Serão especialmente acolhidos textos que incluam reflexões com base em resultados de trabalhos etnográficos, e, ainda, que abordem suas mediações algorítmicas e relações com a mídia de massa, suas dimensões políticas e/ou jurídicas, sustentabilidade e meio ambiente, dentre outras discussões correntes no campo da antropologia e das ciências sociais que se dedicam ao seu estudo.

As/os autores/as devem submeter seus textos, seguindo as normas do periódico, por meio do portal https://periodicos.ufrn.br/vivencia/index até o dia 30 de agosto de 2023. O número está previsto a ser publicado para o segundo semestre de 2023. A revista Vivência publica textos em português, espanhol, inglês e francês. Portanto, artigos estrangeiros serão bem-vindos.

Para mais informações, enviar mensagem para o e-mail vivenciareant@yahoo.com.br indicando como assunto da mensagem o tema do dossiê: “Debates atuais sobre consumo”.

É indispensável que as/os autores observem as normas da Vivência [em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/about/submissions] antes de submeterem as suas propostas. 

 

Referências

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Vols. 1 e 2. Petrópolis, Vozes, 2014 (1980).

DOMINGUES, Izabela. Terrorismo de marca. Rio de Janeiro, Confraria do Vento, 2013.

DOMINGUES, Izabela. Publicidade de Controle. Consumo, Cibernética, Vigilância e Poder. Porto Alegre, Sulina, 2016. 

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O Mundo dos Bens - Para uma Antropologia do Consumo. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 2006 [1979, 1996].

DOUGLAS, Mary. “O Mundo dos Bens, vinte anos depois”. Horizontes Antropológicos: “Antropologia e Consumo”. Ano 13, n. 28 (2007). Porto Alegre: UFRGS/PPGAS, 2007.