ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL: A CONSOLIDAÇÃO DE UMA SUBÁREA EPISTEMOLÓGICA

Autores

  • Rodrigo Regert Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Adélcio Machado dos Santos Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2018v1n52ID13190

Palavras-chave:

Antropologia. Educação. Cultura.

Resumo

O objeto da Antropologia engloba as maneiras físicas primitivas e atuais relacionadas ao homem e as suas manifestações culturais. Atribui-se a essa área epistêmica a faina de proceder às generalizações, estabelecendo princípios explicativos do desenvolvimento e da formação das sociedades e culturas humanas. A Antropologia Cultural constitui a subárea mais ampla, visto que abrange o estudo do humano em sua ontologia, ou seja, gerador de cultura. Igualmente, analisa as culturas humanas no tempo e no espaço, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e discrepâncias. Tem enfoque de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, obtido por aprendizado, considerando-o em todas as suas dimensões. Tal como para a Antropologia e para a Educação, a diversidade humana representa grande riqueza de problema heurístico a demandar pesquisa. Ademais disso, a abordagem antropológica da educação opera com missão relevante: analisa a construção do conhecimento contextualizado socialmente. Em epítome, a Antropologia Educacional se configura jovem, contudo auspiciosa subárea epistemológica. Por isso o objetivo do presente artigo é analisar a contribuição que a Antropologia pode oferecer a Educação. O mesmo trata-se de uma pesquisa descritiva com base bibliográfica. Conclui-se que a Antropologia é plural e está sempre aberta ao diferente, não permitindo que o seu saber se consolide de forma precipitada. A Antropologia da Educação viabiliza uma análise adequada da complexidade, da interculturalidade e das novas tecnologias que são as grandes incógnitas do saber pedagógico.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Regert, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) Caçador - SC (2017), Máster en Ciencias de la Educación pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) Assunção - PA (2008), Especialização em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã - PR (2009), Especialização em Gestão e Docência na Educação Básica pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Gestão e Docência na Educação a Distância pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade de Santa Cecília - SP (2012), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade de Santa Cecília - SP (2013), Especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Santa Cecília - SP (2014), Especialização em Formação Pedagógica para a Docência no Ensino Superior, pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - SC (andamento 2016). Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul - RS (2002), com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, Licenciatura em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayreli - MG (2014), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Alfa América - SP (2017), Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo Centro de Tecnologia Educacional Martins - MG (andamento 2016). Participa do Grupo de Pesquisa: Ética, Cidadania e Sustentabilidade (GPECS) da UNIARP (CNPq). Atualmente é professor de Ensino Superior (diversos cursos) da UNIARP e Coordenador da curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIARP Campus Fraiburgo. Professor de Filosofia e Sociologia efetivo no Ensino Médio na Rede Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina. É avaliador da Revista Professare (ISSN: 2238-9172) da UNIARP e da Revista Visão: Gestão Organizacional (ISSN: 2238-9636) da UNIARP. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Antropologia, Educação, Psicologia e Administração.

Adélcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Relações Internacionais. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicopedagogia Institucional; Gestão Educacional; Supervisão, Orientação e Administração Escolar; Direito Civil; Direito e Negócios Internacionais; e Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. Bacharel em Administração, Ciência Política, Direito, Filosofia, Jornalismo e Turismo. Licenciado em História, Filosofia, Sociologia, Letras e Pedagogia. Tecnólogo em Gestão Financeira, Produção Publicitária, Comunicação Institucional e Gestão Ambiental. Técnico em Transações Imobiliárias. Laborou nos Programas de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Desenvolvimento e Sociedade e em Educação (Uniarp); Administração (Unoesc); e Sistemas Produtivos (Uniplac). Assessorou a Assembleia Estadual Constituinte (SC);Comissão de Educação,Cultura e Esporte (ALESC/SC); e Secretaria de Estado da Educação (SC). Comendador pelo Tribunal de Justiça (SC). Exerce magistério, pesquisa,extensão e militância em Administração, Ciência Política; Cinema e Audiovisual; Comunicação Institucional, Artes Visuais, Jornalismo, Direito, Educação, Eventos, Gestão Ambiental, Lazer, Literatura, Design,Oratória,Criminologia,Editoração,Ciência da Informação,Serviço Social; Planejamento Urbano e Regional; Saúde Coletiva, Estudos Culturais, Cibercultura,Linguística, Demografia, Ciência Cognitiva,Radiodifusão, Musicologia,Antropologia, Hotelaria, Ciência da Religião, Filosofia, Interdisciplinaridade, Sociologia; Mediação, Conciliação e Arbitragem; História,Teologia; Estudos Estratégicos; Publicidade e Propaganda; Comunicologia, Relações Internacionais, Ergonomia,Semiótica, Arqueologia, Gestão da Segurança Privada, Teatro e Turismo. Ex-membro dos Conselhos Estaduais de Educação,de Cultura,de Turismo e de Esporte (SC). Ativismo na Unisul,Univali,Uniarp,Unoesc, Unifeb,Unidavi, Unibave,Estácio de Sá, IES, Celer, Energia e Assesc. Ex-gestor de universidades, das Associações Caçadorense (ACIJO) e Catarinense de Imprensa (ACI). Advogado (OAB/SC nº 4912),com militância em Constitucionalismo,Direito Eleitoral e Processo Legislativo. Administrador (CRA/SC nº 21651),devotado à Gestão de Pessoas e Ergonomia. Gestor Ambiental (ANPPAS nº 2017100-1-001), com "expertise" em Demografia e Educação Ambiental. Jornalista (MT/SC nº 4155/JP),mobilizado em Teatro,Cinema e Televisão.Turismólogo (ABBTUR/SC nº 15583),especializado em Lazer e Hotelaria. Corretor de Imóveis (CRECI/SC nº 15070),com "expertise" em Planejamento Urbano e Regional. Comunicador Institucional (Abrapcorp nº 1807),militando em Eventos e Gestão da Responsabilidade Social. Publicitário (MT/SC nº 380),dedicado à Cibercultura e Semiótica. Comunicólogo (Intercom nº 5681),perito em Editoração, Radialismo e Ciência da Informação. Internacionalista (ABRI nº 10000692),especializado em Estudos Estratégicos e Geopolítica.Historiador (IHGSC nº 956),com ativismo em Antropologia e Arqueologia. Musicólogo (ANPPOM nº 16301724),voltado para Musicologia Histórica e Estudos Culturais.Filósofo (ACF), versado em Filosofia da Educação,do Direito e Ética.Gestor Financeiro (CRA/SC nº 21.651),com"know how" em Segurança Privada e Educação Financeira. Literato (ACLA nº 007),voltado à Interdisciplinaridade e à Crítica. Linguista (ALAB nº 4048),laborando em Oratória e Redação Oficial.Cientista Político (ABCP nº 1203),pesquisando Teoria Geral do Estado,Economia Política e Criminologia.Gestor de Saúde (ABRASCO nº 14583), engajado em Política e Planejamento de Saúde; e Vigilância Sanitária. Pedagogo (ANPED nº 3003),especialista em Psicopedagogia,Gestão Educacional e Ciência Cognitiva. Teólogo (SOTER),com"expertise" em Ciência da Religião e Ensino Religioso.Acadêmico de Serviço Social, conhecendo Gestão de Políticas Públicas e Saúde Coletiva.Em Sociologia,pesquisa Sociologia do Direito, da Educação e do Desenvolvimento;e, em Artes Visuais,Pintura e Design.Deu a lume 26 livros.

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Publicado

31-05-2019

Como Citar

REGERT, R.; SANTOS, A. M. dos. ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL: A CONSOLIDAÇÃO DE UMA SUBÁREA EPISTEMOLÓGICA. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 52, 2019. DOI: 10.21680/2238-6009.2018v1n52ID13190. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/13190. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos/Articles