OFICINAS DE ANTROPOLOGIA COM CRIANÇAS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2023v1n62ID22106

Resumo

Este é um relato de experiência acerca da realização de oficinas de antropologia com crianças entre 7 e 12 anos, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, a partir de um trabalho que teve início em 2014 e é atualmente projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ao focar no processo de implementação das oficinas, destacando-se as questões de cunho metodológico, tratamos dos caminhos trilhados desde o período inicial, refletindo sobre elementos que nos chamaram a atenção, como as transformações ao longo do tempo na dinâmica dos encontros em sua associação com experiências que buscávamos delinear a partir das oficinas. Este projeto, por meio da realização de atividades que envolvem leitura de livros, exibição de filmes, jogos coletivos, rodas de conversa, elaboração de desenhos etc., busca, em suma, uma sensibilização para a diferença, aproximando-se de temáticas e ideias caras ao debate antropológico em um trabalho realizado com crianças e não para crianças, ou seja, que as toma como sujeitos plenos no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Oficinas de Antropologia; Ensino-aprendizagem; Crianças.

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Publicado

15-12-2023

Como Citar

MARTINS, V. de P.; CUNHA, A. R. da; ALMEIDA, J. F. de; GARCIA, L. A. M.; ARAUJO, M. L.; CAETANO, P. de F. S. OFICINAS DE ANTROPOLOGIA COM CRIANÇAS: NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 62, 2023. DOI: 10.21680/2238-6009.2023v1n62ID22106. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/22106. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo/Continuous Flow