SABERES ESCRITOS, GUARDADOS: O ACERVO DOCUMENTAL DO CENTRO HUMILDE DE CARIDADE SÃO LÁZARO, NATAL – RN

  • Luiz Assunção Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) – PUC São Paulo. Professor Titular do Departamento de Antropologia da UFRN e docente permanente do PPGAS e PPGCS/UFRN. https://orcid.org/0000-0002-0718-0492

Resumo

A proposta do artigo é refletir sobre os resultados do trabalho de pesquisa no qual se procura inventariar e proceder ao estudo do acervo cultural de bens do patrimônio material e imaterial religioso de comunidades tradicionais de terreiro de Natal (RN). Na primeira fase da pesquisa, foco da análise apresentada neste artigo, procedeu-se ao estudo do acervo do Centro Humilde de Caridade São Lázaro, localizado no bairro das Quintas (Natal, RN), fundado no início dos anos de 1960, pelo babalorixá José Barroso dos Santos, mais conhecido por Tenente Barroso. Iniciado no candomblé de nação ketu baiano, no entanto, serão a umbanda e sua prática curativa que o projetam no universo religioso afro-brasileiro da cidade. O acervo é composto por diferentes documentos, entre os quais: fotografias, livros (atividades, acompanhamento das obrigações), caderno dos pontos cantados, ofícios, imagens religiosas e objetos ritualísticos. No conjunto patrimonial, inclui-se, ainda, uma edificação construída no ano de 1966, especificamente para as atividades religiosas, atualmente objeto de uma disputa judicial por membros da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
11-12-2020
Como Citar
ASSUNÇÃO, L. SABERES ESCRITOS, GUARDADOS: O ACERVO DOCUMENTAL DO CENTRO HUMILDE DE CARIDADE SÃO LÁZARO, NATAL – RN. Vivência: Revista de Antropologia, v. 1, n. 55, 11 dez. 2020.
Seção
Dossiê/Dossier