EXPERIÊNCIAS ONLINE E OFFLINE NO CONSUMO DE MAQUIAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2023v1n62ID33772Resumo
Este presente artigo pretende analisar a relação entre consumo e internet a partir de etnografia realizada entre consumidoras brasileiras de maquiagem. O objetivo é trazer uma reflexão sobre como tal relação permite discutir as interseções entre os mundos do online e do offline que estão presentes na vida contemporânea hiper conectada. Os dados apresentados foram coletados durante pesquisa de doutorado em Antropologia, no período de 2015 a 2019. O trabalho de campo foi realizado de forma multissituada, acompanhando virtual e presencialmente os produtos e suas consumidoras, grupo este formado de mulheres cisgênero, das camadas médias com idades entre 20 e 50 anos. A pesquisa demonstra como um entrelaçamento de questões do digital e do presencial na forma de consumir os produtos e aplicá-los em seus rostos. Sendo assim, este fenômeno pode servir de comparação ou ponto de partida para se pensar como tal entrelaçamento vem impactando a vida social, desde na forma de se realizar uma pesquisa até nas ontologias contemporâneas.
Palavras-chave: Consumo; Internet; Maquiagem.
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