POR UMA POÉTICA DECOLONIAL DA MONTAGEM
ATUALIZAÇÃO DOS ARQUIVOS NO GESTO ARTÍSTICO DE ROSANA PAULINO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37172Resumo
Tomando como premissa a influência mútua entre os campos da antropologia e da fotografia, este artigo discute apropriações artísticas contemporâneas da relação entre dois arquivos fotográficos e que tensionam o trabalho antropológico no século XIX e hoje. Interessa-nos pensar a influência da fotografia sobre a etnografia e o legado da produção etnográfica sobre a memória visual brasileira, para discutir como a poética da montagem e o exercício de reapropriação dessas imagens de arquivo propõem deslocamentos críticos em favor de uma mirada decolonial. Pensando nisso, adotamos como corpus de análise obras de Rosana Paulino, cujo gesto artístico se fundamenta no resgate das obras de exploradores europeus que tiveram papel central na formação dos arquivos visuais brasileiros. As obras tensionam a materialidade visual dos arquivos expondo novas perspectivas e visadas às análises históricas desse acervo visual e a uma etnografia mais ampliada para o campo da antropologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diego Amaral, Ravena Sena Maia, Caroline Vieira Sant’Anna, Greice Schneider, Luana Campos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.