Poéticas da montagem
Descontinuidades das temporalidades urbanas e a memória larga na cidade do Natal/RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37681Resumo
Este artigo investiga as relações entre imagem, tempo e cidade, utilizando a montagem como método antropológico para explorar as transformações urbanas e as memórias na cidade de Natal, RN. A pesquisa tem como objetivo compreender como fragmentos visuais, como fotografias e outras imagens, podem desestabilizar a linearidade histórica e oferecer novas leituras da cidade. Metodologicamente, o estudo foi dividido em duas etapas: levantamento de acervos visuais e caminhadas exploratórias pela cidade para produzir novas imagens, seguidas por exercícios de montagem fotográfica. Conceitos como montagem, temporalidade e memória são centrais para a análise das descontinuidades urbanas. Os resultados indicam que a degradação do patrimônio material da cidade reflete suas contradições urbanas, e as imagens permitem reimaginar o tempo e o espaço, propondo leituras alternativas para o futuro urbano de Natal.
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