Poéticas da montagem

Descontinuidades das temporalidades urbanas e a memória larga na cidade do Natal/RN

Autores

  • Arthur Leonardo de Lima Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Duarte Barbosa Júnior Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte/IFRN - Campus Currais Novos https://orcid.org/0000-0001-5671-5687

DOI:

https://doi.org/10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37681

Resumo

Este artigo investiga as relações entre imagem, tempo e cidade, utilizando a montagem como método antropológico para explorar as transformações urbanas e as memórias na cidade de Natal, RN. A pesquisa tem como objetivo compreender como fragmentos visuais, como fotografias e outras imagens, podem desestabilizar a linearidade histórica e oferecer novas leituras da cidade. Metodologicamente, o estudo foi dividido em duas etapas: levantamento de acervos visuais e caminhadas exploratórias pela cidade para produzir novas imagens, seguidas por exercícios de montagem fotográfica. Conceitos como montagem, temporalidade e memória são centrais para a análise das descontinuidades urbanas. Os resultados indicam que a degradação do patrimônio material da cidade reflete suas contradições urbanas, e as imagens permitem reimaginar o tempo e o espaço, propondo leituras alternativas para o futuro urbano de Natal.

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Publicado

13-10-2025

Como Citar

DE LIMA PEREIRA, Arthur Leonardo; BARBOSA JÚNIOR, José Duarte. Poéticas da montagem: Descontinuidades das temporalidades urbanas e a memória larga na cidade do Natal/RN. Vivência: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 1, n. 64, 2025. DOI: 10.21680/2238-6009.2024v1n64ID37681. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/37681. Acesso em: 5 dez. 2025.