REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - eISSN 2176-9036

Foco e Escopo

Missão e objetivos:

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente), criada em 2008 (1ª edição em abril de 2009), é um periódico que tem como base o Departamento de Ciências Contábeis (DCC) da UFRN e constitui-se como um dos veículos de divulgação do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC). Este periódico é dirigido à comunidade científica: professores, estudantes, pós-graduandos e profissionais da área de Contabilidade. Os artigos encaminhados à Revista devem apresentar conteúdo original, podendo ter artigos publicados em congressos e seminários, desde que considerados relevantes. Artigos bibliométricos não serão publicados.

Objetivos:
- Divulgar a produção científica de artigos na área de contabilidade;
- Estimular o exercício da comunicação científica do corpo docente;
- Propiciar o intercâmbio de idéias e fomentar o debate acerca das Ciências Contábeis;
- Contribuir para a renovação teórica e doutrinária das Ciências Contábeis.

Áreas temáticas:

Auditoria / Perícia: controle interno, elaboração de pareceres e relatórios, perícia contábil e suas implicações.

Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social: mensuração, evidenciação e análise da gestão das entidades aplicáveis na tomada de decisão sobre responsabilidade ambiental e social.

Contabilidade Societária e Aspectos Tributários: conhecimentos teóricos e práticos da Contabilidade Básica, Intermediária e Avançada.

Controladoria: dimensões estratégicas e operacionais da controladoria, englobando: Controladoria e Planejamento Estratégico; Modelos de Mensuração e Avaliação do Desempenho Empresarial; Indicadores de Desempenho; BSC (Balanced Scorecard) e Gestão Econômica; Planejamento e Controle Financeiro, Tributário e Gerencial.

Custos: planejamento estratégico, técnicas e indicadores integrados de gestão, gestão baseada em atividades; gestão baseada no valor, ambiente e competitividade, análise dos custos no desenvolvimento de novos projetos, sistemas/métodos/modelos de custeio.

Ensino e Pesquisa em contabilidade: metodologias que auxiliam o ensino, a aprendizagem e a pesquisa da Contabilidade; estudos sobre a estrutura curricular e a formação do profissional da área contábil; formação acadêmica e cientifica do professor; utilização da tecnologia no ensino e pesquisa de Contabilidade.

Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual:mensuração, evidenciação e análise do capital intelectual; ferramentas de avaliação de desempenho; sinergia da gestão do conhecimento.

Gestão e Análise Financeira: análise das demonstrações contábeis, princípios de orçamento empresarial, planejamento e controle financeiro.

Gestão e Tecnologia da Informação: utilização da tecnologia da informação nos modelos de gestão contábil, planejamento e controle de sistemas de informação, redes, comércio eletrônico, sistemas integrados, ERPs, organizações virtuais, Internet e intranet.

Setor Governamental: modelos de gestão aplicáveis à área governamental nas esferas federal, estadual e municipal, bem como nas autarquias e demais entidades públicas; implantação de controladoria e órgãos fiscalizadores no setor público; práticas e conceitos de governança dentro da ordem pública; estudos sobre a relação custo-benefício dos serviços públicos; avaliação econômica e financeira das políticas públicas e desenvolvimento sustentável.

Diretrizes para Autores

https://periodicos.ufrn.br/ambiente/about/submissions#authorGuidelines

Políticas de Seção para Autores

https://periodicos.ufrn.br/ambiente/information/authors

Processo de Avaliação pelos Pares

AVALIAÇÃO INICIAL:

Os artigos submetidos, se considerados adequados em análises iniciais (Foco e Escopo, Diretrizes para Autores, Problematização, Normas da APA para citação e referências, Áreas Temáticas ligadas com a Contabilidade etc.)  realizadas por um dos membros  do Conselho Editorial (desk review), será avaliado pelo sistema "double blind review", por  02 (dois) avaliadores ad hoc, com título de Doutor e/ou Mestre e experiência na área a que se refere o texto.

ASPECTOS OBSERVADOS:

Serão observados os seguintes aspectos nas análises dos artigos:

- Clareza e objetividade das ideias (argumentação);

- Fundamentação teórica pertinente ao texto;

- Estruturação textual (coesão e coerência);

- Estruturação lógica (introdução, desenvolvimento e conclusão);

- Cumprimento das normas da APA American Psychological Association disponíveis em: http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx ;

- Correção da língua portuguesa.

Os artigos aprovados são revistos nos seus aspectos ortográficos e gramaticais, antes de sua publicação (Leitura de Prova).

FICHA DE AVALIAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS:

Ficha de Avaliação de Artigos da Revista Ambiente Contábil contempla os seguintes tópicos:

I - Avaliação geral (pontuação de 1 a 5, sendo 1 e 2 para discordo plenamente, 3 para a situação intermediária; 4 e 5 para concordo plenamente):

O tema é atual, relevante e oportuno.

A introdução traz uma discussão problematizada do contexto do trabalho realizado e justifica sua importância e contribuição esperada.

O resumo apresenta o objetivo, a metodologia (simplificada), os principais resultados e a contribuição do estudo.

O artigo traz contribuição científica para a contabilidade ou área conexa.

O problema investigado é relevante para a área.

A abordagem geral é criativa e inovadora.

O objetivo do trabalho está claro e bem definido.

A estrutura do texto é clara e adequada a um trabalho científico.

A linguagem é clara e concisa. A leitura é fluida e agradável.

A base teórico-conceitual é consistente e reflete o estado da arte do conhecimento na área.

A metodologia da pesquisa é clara, adequada  e consistente com os objetivos do trabalho.

A análise dos dados e resultados é adequada e articulada com os objetivos e com a metodologia escolhida.

O texto está bem escrito em termos de ortografia, pontuação, concordância verbal, concordância nominal etc.

A conclusão é coerente, clara e objetiva. O problema pesquisado foi solucionado (esclarece o que significa). Consta as limitações, recomendações e a contribuição do estudo.

As referências que sustentam o trabalho é atual e inclui trabalhos seminais, consagrados na área.

II - Pontos Fortes e Fracos:

Pontos fortes:

Pontos fracos:

III - Sugestões:

IV - Conclusão da Avaliação - Parecer dos Revisores (as):

Artigo ACEITO para publicação.

Artigo ACEITO para publicação, com algumas correções.

Artigo NÃO ACEITO para publicação.

FICHA DE AVALIAÇÃO DE ENSAIOS TEÓRICOS

Ficha de Avaliação de Ensaios Teóricos da Revista Ambiente Contábil contempla os seguintes tópicos:

I - Avaliação geral (pontuação de 1 a 5, sendo 1 e 2 para discordo plenamente, 3 para a situação intermediária; 4 e 5 para concordo plenamente):

O resumo apresenta os elementos essenciais: objetivo, principais discussões e a contribuição?

O tema é atual, relevante e oportuno para a comunidade acadêmica e o público leitor?

O objetivo do ensaio está claro e bem definido?

A linguagem é clara e concisa?

Os aspectos metodológicos, quando for o caso, foram inseridos na Introdução ou antes da discussão? 

O ensaio apresenta uma Discussão devidamente focada em torno do objetivo?

O ensaio apresenta uma estrutura adequada para uma publicação científica (Introdução, Metodologia, Discussão, Conclusão e Referências)?

As referências que sustentam o trabalho é atual e inclui trabalhos seminais, consagrados na área. 

II - Pontos Fortes e Fracos: 

Pontos fortes:

Pontos fracos:

III - Sugestões:

IV - Conclusão da Avaliação - Parecer dos Revisores (as):

Ensaio ACEITO para publicação.

Ensaio ACEITO para publicação, com algumas correções.

Ensaio NÃO ACEITO para publicação.

FICHA DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE ENSINO

Ficha de Avaliação de Casos de Ensino em Contabilidade da Revista Ambiente Contábil contempla os seguintes tópicos (ANPAD, 2012):

I - Avaliação geral (pontuação de 1 a 5, sendo 1 e 2 para discordo plenamente, 3 para a situação intermediária; 4 e 5 para concordo plenamente):

O Caso de Ensino apresenta as partes I (o caso) e II (notas de ensino)?

O Corpo do Caso de Ensino tem uma descrição, com texto claro e fluente, que exponha principalmente um contexto e um problema de tomada de decisão real, sem utilizar citações diretas ou indiretas de autores?

Utiliza uma teoria para possibilitar ao leitor a capacidade de reflexão teórica a partir da análise da situação?

O caso é descrito com dados e datas próximos da realidade?

Contém uma exposição inicial do contexto, do problema (apresentação dos personagens envolvidos, contexto de tomada de decisão, etc.) e da organização em exame (histórico, setor de atividade, principais produtos/mercados, indicadores financeiros, etc.)?

Tem uma exposição detalhada do contexto e do problema relacionado a organização em exame? [Nesta parte, deverão ser sinalizadas alternativas potenciais de decisão, sem a necessidade de esgotar alternativas possíveis, que poderão ser geradas pelos alunos na atividade de discussão do caso].

No encerramento do caso, o leitor é estimulado a refletir sobre o futuro da organização, considerando o conteúdo descrito e os cenários derivados da situação de decisão que se apresenta?

O caso de ensino é acompanhado da respectiva nota de ensino com as sugestões de uso do caso em sala de aula e colaboração para a obtenção de resultados didáticos?

As notas de ensino apresentam os objetivos educacionais e a exposição do arcabouço teórico necessário à exposição ou discussão do caso, cujo volume de conceitos variará conforme o caso de ensino e sua área e subárea de escopo?

Apresentam os aspectos pedagógicos relativos à aplicação do caso para ensino em sala de aula, contendo sugestões de dinâmicas de discussão do caso; a relação entre a dinâmica sugerida e os objetivos do caso; comportamentos esperados por parte dos alunos a partir da discussão; sugestões de utilização dos recursos e equipamentos disponíveis em sala por parte do professor; etc.?

Foram indicados, pelo menos, 04 questões para discussão? Tais questões servirão como um guia para os alunos melhor estruturarem o problema e devem ter uma conotação mais analítica do que descritiva. O objetivo das questões é auxiliar o professor na aplicação do caso de ensino em sala de aula.

Análise das possíveis alternativas de decisões/soluções da situação organizacional enfocada no texto do caso, de forma a apoiar o trabalho do professor que aplicará o caso e colaborar com a obtenção de resultados relevantes na utilização do caso?

Há o registro de referências bibliográficas pertinentes aos conceitos abordados na exposição teórica e/ou indicações bibliográficas, a título de recomendação de leituras pertinentes com a situação descrita no caso.

II - Pontos Fortes e Fracos:

Pontos fortes:

Pontos fracos:

III - Sugestões:

IV - Conclusão da Avaliação - Parecer dos Revisores (as):

Caso de Ensino ACEITO para publicação.

Caso de Ensino ACEITO para publicação, com algumas correções.

Caso de Ensino NÃO ACEITO para publicação.

PROCEDIMENTOS DE TRAMITAÇÃO E ARBITRAGEM:

Recebidos os pareceres, o Conselho Editorial verifica o resultado dos mesmos:

- caso ambos pareceristas sejam contrários à publicação do artigo, este é recusado, que informa o(s) autor(es) sobre os pareceres e a decisão editorial;

- caso ambos pareceristas sejam favoráveis à publicação, é encaminhado ao(s) autor(es) uma declaração de aceite detalhando as modificações sugeridas e solicitando o reenvio segundo as sugestões apontadas;

- em caso de avaliações divergentes entre os pareceristas, os editores podem tanto emitir um parecer decisivo como desempate entre os dois, ou solicitar a um novo parecerista que emita sua avaliação para esse desempate;

Recebido o artigo com as devidas correções, os editores comparam o artigo originalmente enviado e o modificado, conferindo se o (s) autor (es) acatou (aram) as sugestões dos pareceristas.

- caso o editor avalie que sugestões importantes não foram obedecidas pelo (s) autor (es), o artigo é re-encaminhado para o (s) autor (es), com uma nova exigência do corpo editorial para que as sugestões sejam obedecidas.

- caso as sugestões tenham sido acatadas e seja atestada a coerência entre as citações no corpo do texto e as referências bibliográficas, é emitido para o (s) autor (es) uma Declaração de Aceite (Aprovação) com a indicação da edição em que o artigo será publicado. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratizaçáo mundial do conhecimento.

Administração da Revista Ambiente Contábil

A Administração da Revista Ambiente Contábil é constituída de: Editor Gerente, Comitê Executivo, Conselho Editorial, Editores Associados, Editor Adjunto, Editor de Web, Editor de Texto e Avaliadores (Revisores ad hoc).

Editor Gerente:
O Editor Gerentel atua em todos os aspectos de Gerenciamento da Revista, em conjunto com os Editores, ajustando e configurando o sistema da revista, cadastrando usuários às várias funções editoriais, designando os avaliadores dos artigos, criando e definindo as políticas das seções, entre outras funções de gerência.

Comitê Executivo:
Definir as funções editoriais da Revista. É a instância máxima consultiva e deliberativa. Composto do Chefe do Departamento de Ciências Contábeis, de Professores Doutores, do Editor Geral e do Editor Adjunto (pode ser Mestre).

Conselho Editorial:

Representar o periódico e emitir pareceres sobre a linha editorial da Revista. Composto de Professores Doutores e Mestres, do Editor Geral e Editor Adjunto.

Editor Associado: 
Auxiliar na estruturação editorial por linha de pesquisa demandada por conhecimentos e especialidades nas áreas temáticas: Auditoria / Perícia; Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social; Contabilidade Societária e Aspectos Tributários; Controladoria; Custos; Ensino e Pesquisa em contabilidade; Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual; Gestão e Análise Financeira; Gestão e Tecnologia da Informação e Setor Governamental.

Editor Adjunto:
Auxiliar os trabalhos do Editor Gerente.

Editor de Web:
Responsável pela manutenção da revista na plataforma Open Journal System (OJS), ou Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER),

Editor de Texto:
Verifica e corrige o texto, melhorando a legibilidade e clareza, questionando o autor sobre possíveis equívocos, assegurando a estrita conformidade do documento com as normas bibliográficas e estilo.

Avaliadores (Revisores ad hoc):

Avaliar os artigos submetidos, devendo ser Doutores e/ou Mestres da área e afins, pertencentes aos quadros de instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, mediante convite e cadastro prévio.

Periodicidade

Semestral (jan./jun - jul./dez).

INDEXADORES/DIRETÓRIOS/BANCO DE DADOS/FATOR DE IMPACTO/URL

INDEXADORES:

Web of Science - Emerging Sources Citation Index (ESCI) - Clarivate Analytics (ex-Thomson Reuters) - ACESSO VIA CAPES - http://apps.webofknowledge.com/Search.do?product=WOS&SID=7CymieesJm3HnYGKg6M&search_mode=GeneralSearch&prID=59688c52-d865-4c7b-b78e-1afd45af9f77

EBSCO – ACADEMIC SEARCH - https://www.ebscohost.com/titleLists/a9h-subject.htm

PROQUEST - ABI/INFORM Global - http://tls.proquest.com/tls/jsp/list/ListHTML.jsp?start=3000&productID=343&productName=ABI%2FINFORM+Global&IDString=343&format=formatHTML&issn=issn&prflag=prflag&cit=cit&abs=abs&pmid=pmid&combined=combined

DOAJ - http://doaj.org/toc/70c9d294c56040ba8d7f34fa12e0e14f/1

REDIB -  https://www.redib.org/recursos/Record/oai_revista1038-revista-ambiente-contabil

DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=19450

CLASE - http://132.248.9.1:8991/F/IFT5K6GDNLKPE8BSP4Q18ALHU32YDX5FLFBMFLMARQ56VMN51H-10223?func=find-b-0&local_base=cla01

SUMÁRIOS.ORG - http://www.sumarios.org/revistas/revista-ambiente-cont%C3%A1bil

DRJI - http://www.drji.org/JournalProfile.aspx?jid=2176-9036

SHERPA-RoMEO - http://www.sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=2176-9036

DIRETÓRIOS:

ROAD DIRECTORY - http://road.issn.org/issn/2176-9036-revista-ambiente-contabil#.VRhv3_nF-Ck

DIRETÓRIO LUSO-BRASILEIRO - http://diretorio.ibict.br/

LATINDEX - http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=21081

ACADEMIC JOURNALS DATABASE - http://journaldatabase.info/journal/issn2176-9036

PERIÓDICOS CAPES - http://www.periodicos.capes.gov.br

DIADORIM/IBICT - http://diadorim.ibict.br/handle/1/67

BANCO DE DADOS, FATOR DE IMPACTO E OUTROS:

BIBLAT - http://biblat.unam.mx/pt/frecuencias/revista/revista-ambiente-contabil

JIFACTOR - http://www.jifactor.org/journal_view.php?journal_id=2456

UNIVERSAL IMPACT FACTOR - http://www.uifactor.org/Default.aspx

SCIENTIFIC INDEXING SERVICES - http://www.sindexs.org/JournalList.aspx?ID=1548

MIAR - http://miar.ub.edu/lista/TITOL/Revista%20Ambiente%20Cont%C3%A1bil

CITEFACTOR - http://www.citefactor.org/journal/index/12632/revista-ambiente-contbil#.VVDncflViko

JOURNALGUIDE - https://www.journalguide.com/journals/revista-ambiente-cont%C3%A1bil

OPENACESSARTICLES.COM - http://www.openaccessarticles.com/journal/2176-9036_Revista_Ambiente_Cont%C3%A1bil+---

TORONTO PUBLIC LIBRARY - http://www.torontopubliclibrary.ca/detail.jsp?Entt=RDM3058318&R=3058318

WORLDCAT.ORG - http://www.worldcat.org/

UBC LIBRARY - http://www.library.ubc.ca/

UNIVERSITY OF MINNESOTA - https://www.lib.umn.edu/#journals

ELETRONIC JOURNAL LIBRARY - http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/detail.phtml?bibid

PUBLIC KNOWLEDGE PROJECT - http://pkp.sfu.ca/ojs-journals

LIVRE - http://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/ConsultaPorLetra.asp?Letra=R

REVISTAS NO SEER/IBICT - http://seer.ibict.br/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=1513&Itemid=109

ATENA/CRC-RJ - http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/index/index

PERIÓDICOS DA UFRN - http://www.periodicos.ufrn.br/ambiente

Ficha Catalográfica

Revista Ambiente Contábil / Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Contábeis. Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) –v.1, n.1 (2009)-.-

Natal: UFRN, 2009-

v.

Semestral

ISSN: 2176-9036

1. Contabilidade – Periódicos. I. Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nominata de Revisores (Avaliadores Ad Hoc)

Vide Equipe Editorial - Avaliadores:

http://www.periodicos.ufrn.br/index.php/ambiente/about/editorialTeam