TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: FATORES EXPLICATIVOS DO NÍVEL DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE DO RIO GRANDE DO SUL

  • Camila Brocco
  • Tadeu Grando
  • Vanessa de Quadros Martins
  • Antônio Carlos Brunozi Junior
  • Suelen Corrêa
Palavras-chave: Governança pública. Nível de transparência. Fatores explicativos. Controle social.

Resumo

A partir da governança pública e da disponibilização de informações por parte dos gestores públicos, este estudo teve por objetivo verificar quais fatores podem explicar o nível de transparência dos municípios.  A amostra foi constituída pelos municípios do Estado do Rio Grande do Sul com população acima de 50 mil habitantes, totalizando 43 cidades. Foi construído um índice composto por 36 itens, baseado na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação. Metodologicamente, apurou-se o nível de transparência dos municípios através de uma análise descritiva, sendo a média de 71%. Posteriormente, para identificar quais fatores explicam o nível de transparência, configurou-se uma regressão linear múltipla, confrontando as variáveis explicativas do nível de transparência abordadas pela literatura. Os resultados do modelo estatístico indicam que o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal é o único fator que apresentou significância estatística a ponto de explicar o nível de transparência dos municípios, pelo pressuposto de que cidadãos com melhores condições de saúde, educação e boa empregabilidade, têm melhores condições de exercer o controle social sobre a gestão municipal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Benedito Antônio; GOMES, Sebastião Edilson Rodrigues; AFFONSO, Antônio Geraldo. Lei de responsabilidade fiscal comentada e anotada. 4. ed. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2002.

AQUINO, Wagner de; SANTANA, Antonio Carlos de. Evidenciação. Caderno de Estudos – São Paulo 5: 01-40, jul. 1992.

ARRUDA, Angela Maria Furtado; TELES, José Sinval. A importância do controle social na fiscalização dos gastos públicos. Revista Razão Contábil & Finanças – Fortaleza 1, jul./dez. 2010.

ATHAYDE, Tarcisio Rocha. A evidenciação de informações contábeis da área social no setor público: estudo de caso do município de Luziâna/GO. 2002. 94 f. Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis) – Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Distrito Federal, 2002.

BAUM, Christopher F. An introduction to modern econometrics using stata. Stata Press, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 191-A, de 05 out. 1988.

____. Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF). Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 05 de maio de 2000.

____. Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009. Acrescenta dispositivos à Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 28 de maio de 2009.

____. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília – DF, 18 de novembro de 2011.

CONTE, Nelton Carlos; SANTOS, Sandra Regina Toledo dos. Planejamento, orçamento e contabilidade aplicada ao setor público. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2014.

COSTA, Jailza Mendes da; TORRES, Fernando José Vieira. Transparência Pública: uma Avaliação dos Portais das Prefeituras Paraibanas sob a Perspectiva do Itgp-M. In: CONGRESSO UNB DE CONTABILIDADE E GOVERNANÇA, 1., 2015, Brasília. Anais... Brasília: UnB, 2015.

CRUZ, Cláudia Ferreira; SILVA, Lino Martins; SANTOS, Ruthberg dos. Transparência da gestão fiscal: um estudo a partir dos portais eletrônicos dos maiores municípios do estado do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO, 2., Recife. Anais eletrônicos... Recife: Anpad, 2009.

CRUZ, Cláudia Ferreira; FERREIRA, Aracéli Cristina de Souza; SILVA, Lino Martins da; MACEDO, Marcelo Alvaro da Silva. Transparência da gestão pública municipal: um estudo a partir dos portais eletrônicos dos maiores municípios brasileiros. In: Encontro da ANPAD, 34., 2010, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: Anpad, 2010.

FEE. FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/>. Acesso em: 17 ago. 2016.

FIRJAN. Disponível em: <http://www.firjan.com.br/ifdm/>. Acesso em: 17 ago. 2016.

HAIR, Joseph F.; BLACK, William C.; BABIN, Barry J.; ANDERSON, Rolph E.; TATHAM, Ronald L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2009.

LEITE, Cristiane Kerches da Silva. O processo de ordenamento fiscal no Brasil na década de 1990 e a Lei de Responsabilidade Fiscal. 2005. 280 f. Tese (Doutorado em Ciências Políticas) – Instituto de Ciência Política da Universidade de São Paulo, São Paulo/SP.

LEITE FILHO, Geraldo Alemandro; ANDRADE, Izabela Cristina Fonseca; COLARES, André Felipe Vieira. Transparência da Gestão Fiscal Pública: um estudo a partir dos portais eletrônicos dos maiores municípios do estado de Minas Gerais. In: CONGRESSO USP, 11., 2014, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: USP, 2014.

MACHADO, Vagner Naysinger. Fatores explicativos do nível de evidenciação nas páginas eletrônicas de municípios do sul do Brasil. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Unisinos, São Leopoldo/RS.

MARQUES, Simone Beatriz Santos da S. Transparência nos pequenos municípios do Rio Grande do Sul: um estudo sobre a divulgação de indicadores da LRF e da LAI. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Unisinos, São Leopoldo/RS, 2014.

MOREIRA, Egon Bockmann. O Princípio da Transparência e a Responsabilidade Fiscal. In: ROCHA, Valdir de Oliveira (Coord.). Aspectos relevantes da lei de responsabilidade fiscal. São Paulo: Dialética, 2001. p. 127-146.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. MORAES, Sílvio Freire de (Colab.). Considerações sobre a lei de responsabilidade fiscal: (finanças públicas democráticas). Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

PNUD. PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Disponível em: <http://www.pnud.org.br>. Acesso em: 16 mar. 2016.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. Disponível em: <http://transparencia.gov.br/>. Acesso em: 16 mar. 2016.

RIBEIRO, Clarice Pereira de Paiva; ZUCCOLOTTO, Robson. Fatores determinantes da transparência na gestão pública dos municípios brasileiros. In: Encontro de Administração Pública e Governo, 5., 2012, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: Anpad, 2012.

ROSSONI, Fabiana Venturini. Transparência na gestão pública municipal: uma análise nos sítios eletrônicos das Prefeituras Municipais do Estado do Espírito Santo. 2013. 53 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – FUCAPE, Vitória/ES.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 35. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2012.

SILVA, Lino Martins da. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo da nova contabilidade pública. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

SOUZA, Fábia Jaiany Viana de; BARROS, Célio da Costa; ARAUJO, Fábio Resende de; SILVA, Maurício Corrêa da. Índice de transparência municipal: um estudo nos municípios mais populosos do Rio Grande do Norte. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Salvador, v. 3, n.º 3, p. 94-113, set./dez. 2013.

TCU. Tribunal de Contas da União. Governança Pública: referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública e ações indutoras da melhoria. Brasília: TCU, 2014.

ZUCCOLOTTO, Robson; TEIXEIRA, Marco Antonio Carvalho. As Causas da Transparência Fiscal: Evidências nos Estados Brasileiros. Revista de Contabilidade Financeira, São Paulo, v. 25, n.º 66, p. 242-254, set./dez. 2014.

Publicado
09-01-2018
Como Citar
BROCCO, C.; GRANDO, T.; MARTINS, V. DE Q.; BRUNOZI JUNIOR, A. C.; CORRÊA, S. TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL: FATORES EXPLICATIVOS DO NÍVEL DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE DO RIO GRANDE DO SUL. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 10, n. 1, p. 139-159, 9 jan. 2018.
Seção
ARTIGOS