PERFIL E CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRN

Autores

  • Thaiseany de Freitas Rêgo
  • Erika dos Reis Gusmão Andrade

Resumo

O Ministério da Educaçáo (MEC) tem se mostrado preocupado com a qualidade do ensino oferecido aos egressos dos cursos de graduaçáo das universidades públicas e privadas do Brasil, e o mesmo tem proposto que haja condições de igualdade entre os conteúdos ministrados. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como uma dessas Instituições de Ensino Superior (IES), tem se preocupado em seguir as resoluções emitidas pelo órgáo, de modo a adequar o processo de ensino-aprendizagem as necessidades da sociedade e ao campo de atuaçáo profissional. Diante disso, o objetivo do estudo consisti em evidenciar qual o perfil dos egressos do curso de graduaçáo em Ciências Contábeis da UFRN, em relaçáo ao campo de atuaçáo profissional, que obtiveram o título de Bacharel em Ciências Contábeis entre os anos de 2003 e 2007. Para tanto, o presente estudo configura-se como uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva e bibliográfica, utilizando a aplicaçáo de um questionário de caracterizaçáo aplicado via correio eletrônico. Com a aplicaçáo desse instrumento, constatou-se que 57,42% dos egressos do curso sáo do gênero masculino, bem como que 50,58% dos respondentes possuem de 21 a 28 anos de idade, que 50% dos egressos escolheram o curso devido às perspectivas de empregabilidade oferecida pela área, que 58,14% afirmaram que dentre as maiores dificuldades vivenciadas no exercício da profissáo se deu em relaçáo à baixa remuneraçáo e a falta de valorizaçáo profissional.

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Publicado

17-12-2013

Como Citar

RÊGO, T. de F.; ANDRADE, E. dos R. G. PERFIL E CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRN. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–17, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1323. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS