A INFORMAÇÃO CONTÁBIL À LUZ DA TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de verificar como está a comunicaçáo entre os profissionais de contabilidade, com atividades profissionais no estado do Rio Grande do Norte, e seus usuários em comparaçáo com as premissas da teoria da comunicaçáo. Como objetivos específicos destacam-se: a) observar o nível de entendimento do empresariado em relaçáo aos termos utilizados pela contabilidade; e b) avaliar se as informações contábeis comunicadas estáo sendo utilizadas por tais respondentes. Nesse contexto, o problema de pesquisa deste trabalho surgiu quando da observaçáo de que entre alguns profissionais da contabilidade e seus usuários, a comunicaçáo existente náo contempla as características destacadas nas normas contábeis: tempestividade, confiabilidade e objetividade. De natureza exploratória, o presente trabalho utilizou-se da aplicaçáo de questionários fechados em três cidades do estado do Rio Grande do Norte, onde se obteve como principais resultados: 62,5% dos usuários respondentes opinaram que a contabilidade é importante para tomada, contudo, poucos sáo os que entendem seus termos técnicos, teóricos e conceituais, menor ainda foi a parcela dos que utilizam a informaçáo contábil para seus devidos e tradicionais fins, que é a tomada de decisáo. A pesquisa revelou o fato de que a comunicaçáo náo está sendo efetuada de maneira eficiente e muito menos eficaz, tal como preconiza a teoria da comunicaçáo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional