A INFORMAÇÃO CONTÁBIL À LUZ DA TEORIA DA COMUNICAÇÃO
Abstract
O presente trabalho tem o objetivo de verificar como está a comunicaçáo entre os profissionais de contabilidade, com atividades profissionais no estado do Rio Grande do Norte, e seus usuários em comparaçáo com as premissas da teoria da comunicaçáo. Como objetivos específicos destacam-se: a) observar o nível de entendimento do empresariado em relaçáo aos termos utilizados pela contabilidade; e b) avaliar se as informações contábeis comunicadas estáo sendo utilizadas por tais respondentes. Nesse contexto, o problema de pesquisa deste trabalho surgiu quando da observaçáo de que entre alguns profissionais da contabilidade e seus usuários, a comunicaçáo existente náo contempla as características destacadas nas normas contábeis: tempestividade, confiabilidade e objetividade. De natureza exploratória, o presente trabalho utilizou-se da aplicaçáo de questionários fechados em três cidades do estado do Rio Grande do Norte, onde se obteve como principais resultados: 62,5% dos usuários respondentes opinaram que a contabilidade é importante para tomada, contudo, poucos sáo os que entendem seus termos técnicos, teóricos e conceituais, menor ainda foi a parcela dos que utilizam a informaçáo contábil para seus devidos e tradicionais fins, que é a tomada de decisáo. A pesquisa revelou o fato de que a comunicaçáo náo está sendo efetuada de maneira eficiente e muito menos eficaz, tal como preconiza a teoria da comunicaçáo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this magazine agree with the following terms:
Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution Licence which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.