PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E EGRESSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A ADESÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS ÀS IFRS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2018v10n2ID13427Palavras-chave:
: Adesão às IFRS. Impactos da adoção. Percepção de estudantes. Percepção de egressos.Resumo
O objetivo do artigo é analisar a percepção de estudantes e egressos de Ciências Contábeis sobre a adesão às normas internacionais de contabilidade no padrão IFRS pelas empresas brasileiras. A coleta dos dados foi realizada via questionário contendo 16 perguntas fechadas e uma pergunta aberta, enviada via ferramenta google forms. A amostra da pesquisa é composta por 34 respondentes, estudantes da graduação e egressos de Ciências Contábeis do Alto Vale do Itajaí (SC). De forma geral, os resultados indicaram que, em relação ao conhecimento das IFRS é percebido como parcial e obtido em cursos de atualização e aperfeiçoamento. Quanto aos impactos da adoção das IFRS, as normas introduziram conceitos relevantes e melhoram a informação contábil produzida. Contudo, foram manifestadas dificuldades de aprendizado e de incorporação das novas práticas no exercício cotidiano da atividade contábil. Quanto à atuação profissional, observou-se uma clara predisposição em indicar a valorização da categoria após a adoção do novo padrão normativo, mas isto não se refletiu em aumento de honorários. O estudo contribui com subsídios para reflexões sobre a necessidade da manutenção de treinamentos e capacitações pelas instituições formadoras e de classe, visando a efetiva melhoria desejada na informação contábil a partir do padrão internacional.
Downloads
Referências
ALVES, F.; FLORENCE, R. IFRS e CPC´s - a nova contabilidade brasileira. PWC, p. 1-36, 2010.
ANTUNES, J.; ANTUNES, G. M. B.; PENTEADO, I. M. A convergência contábil brasileira e a adoção das normas internacionais de contabilidade: o IFRS 1. Anais... In: X SEMEAD (Seminários em Administração, FEA, USP). São Paulo: 2007.
ANTUNES, M. T. P.; GRECCO, M. C. P.; FORMIGONI, H.; MENDONÇA NETO, O. R. M. A adoção no Brasil das normas internacionais de contabilidade IFRS: o processo e seus impactos na qualidade da informação contábil. Revista de Economia e Relações Internacionais, v. 10, n. 20, p. 5-19, 2012.
ARMOND, M. C.; AVELINO, B. C.; NASCIMENTO, E. M. A percepção de Estudantes de Cursos de Ciências Contábeis em Relação ao Ensino da Disciplina Contabilidade Internacional e à Adoção das Normas Internacionais no Brasil. Anais... In: XI Congresso USP de Iniciação Cientifica em Contabilidade, São Paulo, 2014.
BRUNI, A. L. SPSS: guia prático para pesquisadores. São Paulo: Atlas, 2012.
DA COSTA, L. M.; LAGIOIA, U. C. T.; DE ALMEIDA SANTOS, S. G. O.; DE ARAÚJO, J. G.; LEMOS, L. V. Uma Investigação acerca das Percepções dos Discentes do Brasil e de Portugal sobre a Convergência da Contabilidade aos Padrões Internacionais. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 7, n. 1, p. 55-68, 2013.
DOS SANTOS, M. A. C.; CAVALCANTE, P. R. N. O efeito da adoção dos IFRS sobre a relevância informacional do lucro contábil no Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, v. 25, n. 66, p. 228-241, 2014.
FERNANDES, B. V. R.; LIMA, D. H. S. D.; VIEIRA, E. T.; NIYAMA, J. K. Análise da percepção dos docentes dos cursos de graduação em Ciências Contábeis do Brasil quanto ao processo de convergência às normas internacionais de contabilidade aplicadas no Brasil. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 3, n. 3, p. 24-50, 2011.
GOMES, S. M. S.; CRUZ, T. S.; SOUZA, L. E.; GOMES, I. B. Nível de conhecimento dos futuros profissionais de contabilidade do Estado da Bahia: Uma análise à luz dos conceitos básicos presentes nas normas brasileiras de contabilidade. Revista Reunir, v. 5, n. 2, p. 104-121, 2015.
HENRIQUE, M. A.; TADEUCCI, M. S. R.; SANTOS, I. C.; RICCI, F. Desafios na administração de empresas de serviços contábeis: da importância da profissão aos desafios atuais. Anais... In: Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 13, 2009. São Paulo:2009.
LEVINE, D. M; BERENSON, M. L; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
MAZZIONI, S.; REBONATTO, C.; KRUGER, S. D.; POLITELO, L. A Percepção de Bacharéis em Ciências Contábeis sobre a Adoção do Pronunciamento CPC PME. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 10, n. 2, p. 127-152, 2016.
MELLO, R. C. Análise da harmonização contábil: uma comparação entre indicadores contábeis calculados pelo BR GAAP e US GAAP dos bancos com ADR listados na NYSE. Anais... In: IX Congresso USP de Iniciação Científica, São Paulo, 2007.
NAKANE, P. M.; PEREZ, G. A adoção da inovação definida pelas Normas Internacionais da Contabilidade (IFRS) pelo profissional da área contábil no Brasil. Jovens Pesquisadores-Mackenzie, v. 11, n. 2, 2015.
PARIS, S. R. Os impactos das Normas Internacionais de Contabilidade no ensino superior de ciências contábeis no município de São Paulo em 2012. 2012. 102 fls. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
RUSCHEL, M. E.; FREZZA, R.; UTZIG, M. J. S. O impacto do SPED na Contabilidade desafios e perspectivas do profissional contábil. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 10, n. 29, p. p. 09-26, 2011.
SILVA, R. L. M. Adoção completa das IFRS no Brasil: qualidade das demonstrações contábeis e o custo de capital próprio. 2013. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade: Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. São Paulo: 2013.
SOUZA, A. A. S.; COUTINHO FILHO, F. B. Harmonização internacional: um estudo sobre as dificuldades de convergência das normas contábeis brasileiras em relação às normas internacionais de contabilidade (IFRS). Anais... In: Congresso USP de Iniciação Científica em Controladoria e Contabilidade. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional