PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO NAS INDÚSTRIAS DO MUNICÍPIO DE SOUSA, PB.
Resumo
O objetivo desse estudo concentrou-se em analisar quais as práticas gerenciais de responsabilidade social utilizadas nas indústrias da cidade de Sousa-PB, bem como identificar clusters de acordo com as opiniões dos gestores entrevistados, visando conhecer melhor as estratégias utilizadas nessas organizações em relaçáo às práticas de responsabilidade social. A metodologia utilizada foi composta pela pesquisa bibliográfica, exploratória, com o uso do método dedutivo. O instrumento utilizado consistiu de um questionário composto por 23 assertivas. A amostragem foi do tipo náo probabilístico e por acessibilidade, junto a 17 gestores de uma populaçáo total de 54 indústrias. Os procedimentos estatísticos foram compostos pelas técnicas da estatística descritiva e da análise de clusters. Verificou-se a partir dos dois clusters encontrados que o primeiro aglomerado é formado por empresas do segmento têxtil, de alimentos e do setor gráfico e apresentaram, segundo a opiniáo dos gestores entrevistados, média geral de 4,41 em relaçáo à importância das práticas utilizadas. Já o segundo aglomerado ficou concentrado por empresas dos seguintes segmentos: sabáo e derivados, leite e derivados, têxtil, plásticos, óleo vegetal e alimentos, onde apresentaram uma média igual a 3,28. Os resultados evidenciaram que a maioria das empresas utiliza práticas de responsabilidade social em suas atividades com base na intuiçáo e experiência do próprio gestor.
Palavras-chave: Práticas de Responsabilidade Social. Segmento Industrial. Análise de Cluster.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional