IDENTIFICAÇÃO E MENSURAÇÃO DO GRAU DE IMPORTÂNCIA DOS DIRECIONADORES DE VALOR DAS INDÚSTRIAS DE LATICÍNIO DA CIDADE DE SOUSA – PARAÍBA.

Autores

  • Harlan Azevedo Herculano
  • Glauber Vieira Figueiredo

Resumo

Este estudo destina-se a identificar e mensurar o grau de importância, na visáo de especialistas e gestores, das variáveis que impulsionam e adicionam valor. Quanto aos procedimentos, a metodologia foi do tipo bibliográfica e survey. O universo desta pesquisa foram os gestores e chefes de setor das empresas industrias de Laticínio da cidade de Sousa/PB, totalizando 44 observações válidas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário semi-estruturado, contendo uma pergunta aberta e uma lista de direcionadores de valor fechada. Quanto à abordagem do problema, utilizou-se o modelo quantitativo e, como técnica para identificaçáo e análise dos principais direcionadores de valor e seus graus de importância a análise fatorial. Dentre os principais resultados do estudo, tem-se que os respondentes atribuíram alta relaçáo com a geraçáo de valor para as empresas quando se trata de direcionadores náo financeiros, como qualificaçáo funcional, experiência/reputaçáo dos administradores, as relações interpessoais com a comunidade e clientes, representam os maiores graus de importância nesse processo. A inclusáo de variáveis financeiras também mostrou importante no processo como um todo.

Palavras-chaves: Direcionadores de Valor. Variáveis Financeiras e náo-financeiras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-11-2011

Como Citar

HERCULANO, H. A.; FIGUEIREDO, G. V. IDENTIFICAÇÃO E MENSURAÇÃO DO GRAU DE IMPORTÂNCIA DOS DIRECIONADORES DE VALOR DAS INDÚSTRIAS DE LATICÍNIO DA CIDADE DE SOUSA – PARAÍBA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 45–58, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1355. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS