REDUÇÃO DE CUSTOS NO SISTEMA JUST-IN-TIME: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU
Resumo
Essa pesquisa apresenta os resultados de um estudo exploratório realizado em uma empresa de confecções situada em Sáo José do Mipibu, no Estado do Rio Grande do Norte, a respeito da aplicabilidade do Just in Time e correspondente controle de custos. Iniciou-se a produçáo do trabalho por meio de pesquisas bibliográficas realizadas em livros, artigos de periódicos, internet e periódicos. Essa pesquisa serviu de base teórica para alcançar o objetivo principal de identificar os sistemas de controle de custos e sugerir algumas medidas para reduçáo dos custos nas empresas que praticam o Just in Time atualmente como também aumentar seus lucros e melhorar continuamente o processo produtivo, avaliando-se a sua aplicabilidade e utilizaçáo na empresa de confecções sob análise. A empresa sob análise apresentou a aplicaçáo do Just in Time apenas em alguns aspectos como a qualificaçáo e autonomia de seus funcionários, melhoria do maquinário com objetivo de reduçáo de desperdícios de matéria prima, relaçáo de longo prazo com fornecedores. Notou-se também a constituiçáo de estoque apenas quando houvesse um pedido por parte dos clientes. Em contrapartida náo apresentou a aplicaçáo do método Kanban por falta de porte para tal. Observou-se também com relaçáo ao novo maquinário adquirido pela empresa, a aplicaçáo do sistema Poka-Yoke idealizado por Shingo, mais especificamente o método de controle. A partir da análise conjunta dos dados coletados na empresa, conclui-se que ela está em constante processo de desenvolvimento.
Palavras-chave: Just in Time. Reduçáo de custos. Qualidade.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional