Uma análise da eficiência dos gastos públicos com educação nos municípios do Estado do Amazonas no período de 2013 a 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID19526

Palavras-chave:

Eficiência. Ensino Fundamental. Análise Envoltória de Dados. Amazonas. Ideb.

Resumo

Objetivo: Este artigo teve como objetivo avaliar a eficiência dos gastos públicos dos municípios do Estado do Amazonas com o ensino fundamental nos anos de 2013 a 2017 por meio da construção de um ranking da eficiência dos municípios relacionando os resultados obtidos no Ideb por cada município no período, sob a contrapartida dos valores das despesas liquidadas com educação fundamental, média de alunos matriculados no período, gasto médio por aluno e PIB per capita de cada município.

Metodologia: Para avaliar a eficiência dos 37 municípios amazonenses da amostra, utilizou-se a técnica Análise Envoltória de Dados (DEA). As variáveis analisadas compreendem os dados municipais referentes ao Produto Interno Bruto (PIB), número de habitantes, número de estudantes matriculados, gasto com educação e as notas do Ideb para o período.

Resultados: Os resultados mostraram que somente  oito municípios (21,6%) foram classificados como eficientes e que esses municípios foram aqueles com as piores condições de partida, em termos de riqueza média e desempenho educacional, e que realizaram os menores gastos por aluno matriculado, o que reafirma a constatação de retornos decrescentes de escala em educação. Já os municípios menos eficientes foram aqueles com a melhor condição de partida em termos de PIB per capita e que apresentaram elevados gastos por aluno, mas que alcançaram os piores desempenhos no Ideb de 2017.

Contribuições do Estudo: Considerando os valores gastos pelos municípios amazonenses com educação fundamental, levando em consideração o porte e o desempenho no Ideb de cada município no período em análise, a pesquisa procura demonstrar a eficiência na aplicação dos gastos com educação fundamental, fornecendo informações úteis e relevantes para uma alocação mais qualificada e eficiente dos recursos públicos em educação proporcionando melhorias nos aspectos sociais da população.

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Biografia do Autor

Carla Macedo Velloso dos Santos, Uiversidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Adenes Teixeira Alves, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Professor Assistente na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Faculdade de Estudos Sociais, Departamento de Contabilidade.

Manoel Martins do Carmo Filho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Estudos Sociais, Departamento de Contabilidade.

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Publicado

02-01-2021

Como Citar

DE SOUSA, M. G.; MACEDO VELLOSO DOS SANTOS, C.; TEIXEIRA ALVES, A.; MARTINS DO CARMO FILHO, M. Uma análise da eficiência dos gastos públicos com educação nos municípios do Estado do Amazonas no período de 2013 a 2017. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 222–243, 2021. DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n1ID19526. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/19526. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor (S2)