Qual é o valor da empresa? O caso de valuation da empresa Magazine Luiza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID19563

Palavras-chave:

Valuation; Magazine Luiza; Fluxo de Caixa Descontado; Avaliação Relativa.

Resumo

Objetivo: A empresa Magazine Luiza, fundada em novembro/1957, ícone do varejo nacional, abriu seu capital em 2011 na B3, com crescimento exponencial na valorização de suas ações. Este caso proporciona os seguintes objetivos pedagógicos: a) promover a análise de problemas, propor e indagar decisões em relação à valuation; b) estimular a reflexão entre a teoria que sustenta os propósitos de avaliação e a forma como ela deve ser desenvolvida e aplicada; c) ampliar a capacidade de relacionar os pressupostos teóricos de valuation e a sua adequação à realidade.

Metodologia: As Demonstrações Contábeis foram extraídas do site da empresa MGL, na Economática® e no site da B3. Também foi utilizada a base de dados do professor Damodaran. Destaca-se que os dados são reais, porém, em contrapartida, considera-se como situação hipotética a existência da empresa Alpha Varejo e sua proposta de aquisição da empresa Magazine Luiza.

Resultados: Sob o ponto de vista comportamental, permite que estudantes e docente tenham diálogos e discussões saudáveis de modo que haja respeito mútuo às opiniões e ideias divergentes, permitindo a exposição de seus pontos de vista. Estimar o valor da empresa pelos métodos do Fluxo de Caixa Descontado e Avaliação Relativa é uma tarefa complexa, e pode ser considerada como um processo importante para tomada de decisão, principalmente para o acionista da empresa. No uso dos métodos, reside a necessidade de escolhas de premissas adequadas que melhor refletem a realidade da empresa.

Contribuições do Estudo: A realização da atividade proposta, com estudantes de graduação ou pós-graduação na área de negócios em disciplinas voltadas para análise de viabilidade financeira de empresas e valuation, contribui para a formação destes estudantes com desenvolvimento de análise crítica e estímulo à discussão na área de finanças.

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Biografia do Autor

Kelly Aparecida Silva Jacques, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.

Vivian Duarte Couto Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Uberlândia.

Lísia de Melo Queiroz, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Uberlândia – (UFU). 

Moisés Ferreira da Cunha, Universidade Federal de Goiás.

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

02-01-2021

Como Citar

JACQUES, K. A. S.; FERNANDES, V. D. C.; QUEIROZ, L. de M.; MOISÉS FERREIRA DA CUNHA. Qual é o valor da empresa? O caso de valuation da empresa Magazine Luiza . REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 359–377, 2021. DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n1ID19563. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/19563. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade (S4)