TERMÔMETRO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE NÍVEIS DE COMPROMETIMENTO E DESEMPENHO DA GESTÃO AMBIENTAL DE UMA EMPRESA DO SETOR FABRIL DO ESTADO DE SANTA CATARINA

  • Fabrícia Silva da Rosa UFSC
  • Gabriel Donadio Costa UFSC
  • Elisete Dahmer Pifitscher UFSC
  • Rogério João Lunkes UFSC

Resumo

A presente pesquisa visa analisar o efeito do nível de comprometimento no desempenho ambiental de uma empresa do setor têxtil do Estado de Santa Catarina. Para atingir este objetivo aplica-se um questionário estruturado composto de 28 questões fechadas e uma análise de conteúdo do relatório de sustentabilidade do ano de 2011. O questionário é construído a partir da revisão de literatura sobre controle e evidenciação ambiental, a análise de conteúdo por sua vez, é realizada baseando-se nos 103 critérios de avaliação do modelo EDE. Como resultado verifica-se que a empresa compromete-se formalmente com questões relacionados à água, energia, emissões de efluentes e resíduos, e estabelece metas de redução de água e energia. A responsabilidade profissional é incentivada, estabelece políticas e abordagem gerenciais em prol do meio ambiente. Como conseqüência deste comprometimento, percebe-se que a empresa possui controles e estabelece metas para a gestão ambiental, contudo, necessita ampliar seus níveis de evidenciação ambiental.Sugere-se para pesquisas futuras: (i) estudo de multi-casos; (ii) ampliar o período de analise dos relatório para avaliar também a evolução das informações prestadas; (iii) correlacionar dados do comprometimento, da gestão e da informação com o desempenho econômico e financeiro das empresas.

 

Palavras-chaves: Comprometimento. Desempenho. Gestão ambiental. Avaliação de desempenho. Indicadores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia Silva da Rosa, UFSC
Pós-doutorado em Contabilidade (andamento) - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Engenharia de produção - UFSC (2011) e Doutorado Sanduíche em Contabilidad- Universidad de Valéncia-ES (2011). Graduação em Ciências Contabéis - Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Tem experiência na área de Gestão empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Evidenciação e Contabilidade Ambiental, Avaliação de Desempenho e Teoria de Contabilidade.
Gabriel Donadio Costa, UFSC
Graduando em Contabilidade (SOCIESC) e Economia (UFSC)
Publicado
17-10-2012
Como Citar
ROSA, F. S. DA; COSTA, G. D.; PIFITSCHER, E. D.; LUNKES, R. J. TERMÔMETRO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE NÍVEIS DE COMPROMETIMENTO E DESEMPENHO DA GESTÃO AMBIENTAL DE UMA EMPRESA DO SETOR FABRIL DO ESTADO DE SANTA CATARINA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 4, n. 2, p. 18-39, 17 out. 2012.
Seção
ARTIGOS