ANÁLISE DE TENDÊNCIA DOS ESTUDOS ENFOCADOS EM CUSTOS E EFICIÊNCIA DO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO

Autores

  • Daniele Eufrásio Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Luiza Adélia da Silva Assi UFRN
  • Alexandro Barbosa UFRN
  • Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho UFRN
  • Izabel de Medeiros Coelho UFRN

Resumo

O objetivo desta pesquisa é descrever as tendências dos estudos quantitativos enfocados em custos e eficiência que vêm sendo aplicados ao setor de saneamento básico. Para atingir este fim, foi feito mapeamento de 126 artigos publicados em periódicos, conceitos A e B no ranking CAPES, englobando 14 diferentes localidades. Este estudo bibliométrico utilizou como variáveis ano e local de publicação, metodologia adotada, especificação do modelo utilizado e enfoques mais abordados pelos estudos da amostra. Através do software SPSS®, foram feitos o teste do Qui-Quadrado e a Análise de Correspondência com o intuito de verificar se estas pesquisas seguiam uma tendência conforme eram modificados os anos ou países da amostra em questão. A análise dos dados mostrou que 69% dos artigos foram publicados a partir do ano 2000 e são, em sua maioria, representados por aplicações nos Estados Unidos e Reino Unido, sendo a Análise Envoltória dos Dados a metodologia encontrada em 32,5% dos artigos. O teste do Qui-Quadrado juntamente com a Análise de Correspondência indicou que, estatisticamente, há uma tendência na adoção de estatísticas paramétricas nos estudos desta área. Por fim, evidenciou-se também que 30,2% e 23,0% dos artigos utilizaram funções e fronteiras de custos, respectivamente.

Palavras-chave: Saneamento Básico. Análise de Tendência. Estudos Quantitativos. Custo e Eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Eufrásio Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aluna do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós -Graduação em Ciências Contábeis - Unb/UFRN/UFPB.

Luiza Adélia da Silva Assi, UFRN

Bacharel em Ciências Contábeis- Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Alexandro Barbosa, UFRN

Possui doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza (2011), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2003) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Controladoria, finanças e auditoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade regulatória, contabilidade e finanças de empresas reguladas, contabilidade de custos, análise de dados e perícia contábil.

Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho, UFRN

possui graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2006) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de desempenho, Indústria de confecções.

Izabel de Medeiros Coelho, UFRN

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aluna do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós -Graduação em Ciências Contábeis - Unb/UFRN/UFPB.

Publicado

21-10-2012

Como Citar

OLIVEIRA, D. E.; ASSI, L. A. da S.; BARBOSA, A.; SOBRINHO, L. V. de O.; COELHO, I. de M. ANÁLISE DE TENDÊNCIA DOS ESTUDOS ENFOCADOS EM CUSTOS E EFICIÊNCIA DO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 40–55, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/2138. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS