EVIDENCIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS DO SISTEMA DE CRÉDITO COOPERATIVO SICREDI

Autores

  • Simone Leticia Raimundini Doutoranda em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Vivian Maria Anschau Graduanda em Ciências Contábeis Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Márcia Bianchi UFRGS
  • João Marcos Leão da Rocha Mestre em Administração (UFRGS) Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais

Resumo

O objetivo da contabilidade é fornecer informações relevantes sobre a posição econômico-financeira de uma entidade. Em grupos de empresas são utilizadas as demonstrações contábeis consolidadas. O objetivo deste estudo é analisar as diferentes metodologias utilizadas para a consolidação do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício no Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi e avaliar as principais vantagens e limitações de cada metodologia sob a perspectiva da evidenciação contábil, com base no IFRS 10. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, qualitativa e estudo de caso. Para a análise dos resultados utilizou-se de dados reais indexados, com a finalidade de preservar o sigilo das informações. O principal resultado do estudo mostra que o método de consolidação que envolve todas as empresas mercantil-financeiras do Sistema Sicredi permite uma melhor análise da situação financeira e patrimonial devido ao maior nível de evidenciação contábil do conglomerado.  Conclui-se que as diferentes metodologias de consolidação das demonstrações contábeis aplicadas ao Sistema Sicredi evidenciam níveis diferentes da informação contábil. A adoção do conceito de controle, de acordo com o IFRS 10, na metodologia que consolida todo o conglomerado é aquela que apresenta maior disclosure.

Palavras-chave: Demonstrações Contábeis Consolidadas. Evidenciação. Cooperativa de Crédito. Banco Cooperativo Sicredi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Bianchi, UFRGS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2000), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (2005) e doutoranda em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professora assistente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Porto Alegre-RS. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: controladoria, análise de custos e contabilidade societária.

Publicado

17-10-2012

Como Citar

RAIMUNDINI, S. L.; ANSCHAU, V. M.; BIANCHI, M.; ROCHA, J. M. L. da. EVIDENCIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS DO SISTEMA DE CRÉDITO COOPERATIVO SICREDI. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 149–171, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/2144. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS