PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE HÁBITOS E ROTINAS DE CONTROLADORIA: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA FAMILIAR

Autores

  • Ilse Maria Beuren Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Everaldo Leonel de Oliveira Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

Teoria institucional. Hábitos. Rotinas. Controladoria. Empresa familiar.

Resumo

O estudo objetiva investigar o processo de institucionalização de hábitos e rotinas de controladoria em empresa familiar. Pesquisa exploratória foi realizada por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os dados da pesquisa foram levantados nos relatórios de administração do período de 1998 a 2007 e em entrevista direta com o controller da empresa.  Na pesquisa documental buscou-se identificar mudanças dos ambientes externo e interno que pudessem exigir alterações nos hábitos e rotinas de controladoria da empresa. Na análise de conteúdo das entrevistas utilizaram-se como referência as quatro etapas para institucionalização de hábitos e rotinas propostas por Burns e Scapens (2000). Os resultados mostram que o processo de institucionalização de hábitos e rotinas de controladoria ocorreu na empresa de acordo com as etapas propostas por Burns e Scapens (2000), por meio da codificação de normas e regras, sua incorporação e reprodução pelos atores, até ocorrer a sua completa institucionalização. Conclui-se que o processo de institucionalização de hábitos e rotinas de controladoria vem acontecendo na empresa a partir dos mecanismos desenvolvidos para promover a incorporação e reprodução de normas e regras nas rotinas organizacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilse Maria Beuren, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USPProfessora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis daUniversidade Regional de Blumenau - PPGCC/FURB

Everaldo Leonel de Oliveira, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - FURB

Publicado

24-10-2012

Como Citar

BEUREN, I. M.; OLIVEIRA, E. L. de. PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE HÁBITOS E ROTINAS DE CONTROLADORIA: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA FAMILIAR. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 172–189, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/2145. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS