Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 13 – Número 1 – Ano 2021 (Jan./Jun. 2021)

Palavras-chave: Editorial.

Resumo

Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 13 – Número 1 – Ano 2021 (Jan./Jun. 2021)

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 25ª edição 20 (vinte) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil (idioma português); 01 (uma) resenha de livro; 04 (quatro) bancos de dados brutos de pesquisa e 10 (dez) artigos no idioma inglês.

Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial

Artigo 1 - Análise envoltória de dados para avaliação da eficiência financeira das cooperativas de eletrificação do sul do Brasil de Mariane Martins Scheffer, Januário José Monteiro, João Vanio Mendonça Cardoso e Cleyton de Oliveira Ritta com o objetivo de analisar a eficiência financeira das cooperativas de eletrificação localizadas na região sul do Brasil, no período entre 2012 a 2016.

Artigo 2 - Os princípios subjacentes às IFRS e as bases de mensuração dos elementos integrantes das demonstrações financeiras de Camila Teresa Martucheli e Antônio Dias Pereira Filho com o objetivo de apresentar conceitos, argumentos e discussões acerca da adoção e utilização das IFRS, com foco em seus princípios subjacentes e bases de mensuração.

Artigo 3 - Benefícios do uso da tecnologia blockchain como instrumento para a auditoria contábil de Maervelym Pâmella de Andrade Simões, Janeide Albuquerque Cavalcanti, Janaina Ferreira Marques de Melo e Cristiane Queiroz Reis com o objetivo de analisar quais os possíveis benefícios do uso da tecnologia Blockchain como instrumento para a auditoria contábil.

Artigo 4 - Um estudo sobre os fatores determinantes da estrutura de capital das empresas brasileiras: uma análise de regressão quantílica de Osvaldo Martins Quintella Junior e Claudio Ulysses Ferreira Coelho com o objetivo de analisar os fatores determinantes da estrutura de capital de noventa e quatro empresas dentre as quinhentas maiores companhias brasileiras do anuário da revista Exame de 2018.

Artigo 5 - Gerenciamento de resultados via accruals discricionários: seriam os lucros medidas confiáveis para os investidores? de Ronan Reis Marçal com o objetivo de analisar a relevância dos lucros na determinação do valor de mercado das empresas de capital aberto no Brasil considerando os efeitos do gerenciamento de resultado via accruals discricionários.

Artigo 6 - Indicadores econômico-financeiros de empresas brasileiras: uma comparação entre setores de Vinícius Giovani Jacintho e Adriana Kroenke com o objetivo de analisar pesos de indicadores econômico-financeiros de diferentes setores da B3 e avaliar o impacto destes pesos ao se trabalhar com rankings de empresas de diversos setores simultaneamente.

Artigo 7 - Características associadas ao nível de evidenciação das receitas de contratos com clientes das companhias de capital aberto brasileiras de Joice Aparecida Augusto e Maíra Melo de Souza com o objetivo de identificar características associadas com o nível de evidenciação das receitas de contratos com clientes nas companhias de capital aberto brasileiras.

Artigo 8 - Value relevance: efeitos das especificidades contábeis das empresas brasileiras do segmento de construção civil e incorporação imobiliária de Paula Graciely da Silva Braga, Carlos Henrique Silva do Carmo e Moisés Ferreira da Cunha com o objetivo de analisar se a relevância da informação contábil, em relação ao valor de mercado, possui características diferentes nas empresas do segmento de construção civil e incorporação imobiliária em comparação com entidades dos demais segmentos.

Artigo 9 - Aderência a teoria pecking order pelas firmas brasileiras: uma análise multisetorial de Thicia Stela Lima Sampaio, Alan Bandeira Pinheiro, Rubens Carlos Rodrigues e Eva Valéria Maia Lameu com o objetivo de analisar à luz da teoria pecking order a associação do endividamento total, de curto e de longo prazo, das empresas que negociam ações no Brasil Bolsa Balcão (B3), em seus diversos segmentos e exercício do compliance.

Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor

Artigo 1 - Análise da eficiência dos municípios sergipanos: comparação entre notas da prova Brasil e recursos destinados à educação de Nadielli Maria dos Santos Galvão com o objetivo o nível de eficiência dos municípios sergipanos em promover bons índices educacionais com os recursos destinados a este setor.

Artigo 2 – A adequação dos grandes municípios brasileiros na divulgação das informações de margem de expansão das despesas conforme a LRF de Guilherme Simões Belote e Ricardo Rocha de Azevedo com o objetivo de verificar a adequação dos grandes municípios do Brasil na divulgação das informações no anexo da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado (DOCC), previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Artigo 3 - Uma análise da eficiência dos gastos públicos com educação nos municípios do Estado do Amazonas no período de 2013 a 2017 de Mayara Guimarães de Sousa, Carla Macedo Velloso dos Santos, Adenes Teixeira Alves e Manoel Martins do Carmo Filho com o objetivo de avaliar a eficiência dos gastos públicos dos municípios do Estado do Amazonas com o ensino fundamental nos anos de 2013 a 2017 por meio da construção de um ranking da eficiência dos municípios relacionando os resultados obtidos no Ideb por cada município no período, sob a contrapartida dos valores das despesas liquidadas com educação fundamental, média de alunos matriculados no período, gasto médio por aluno e PIB per capita de cada município.

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey)

Artigo 1 - Sistema de avaliação de desempenho para apoio à gestão da coordenadoria dos processos licitatórios de um Hospital Universitário de Samuel Souza de Araújo, Lucas dos Santos Matos e Sandra Rolim Ensslin com o objetivo de propor um modelo para apoiar a gestão da Coordenadoria de Processos Licitatórios do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina, visando construir, no seu gestor, conhecimento acerca do contexto ao qual administra, permitindo a visualização dos aspectos julgados como necessários e suficientes para se ter em consideração nesse processo.

Artigo 2 - Balanced scorecard e a questão ambiental: um estudo sobre a percepção dos controllers de Maria do Rosário da Silva e Antônio André Cunha Callado com o objetivo de analisar a percepção dos controllers sobre o Balanced Scorecard e a questão ambiental e descrever o perfil destes profissionais.

Artigo 3 - Enfrentando a cortina de fumaça: uma análise epistemológica sobre o uso da expressão “contabilidade criativa” de Roselaine Araújo Vassalo e Diana Vaz de Lima com o objetivo de analisar a percepção de estudantes e profissionais contábeis a respeito dos conceitos e usos dos termos associados à expressão “contabilidade criativa”.

Artigo 4 – Institucionalização de regras e rotinas da contabilidade gerencial em uma fundação privada educacional catarinense: abordagem institucional do terceiro setor brasileiro de Renícia Maria Innocenti, Rogério João Lunkes e Valdirene Gasparetto com o objetivo de verificar a mudança de regras e rotinas da contabilidade gerencial de uma organização do terceiro setor à luz da Velha Economia Institucional (OIE).

Artigo 5 - Expectativas e satisfação dos discentes sobre os saberes e competências requeridas dos docentes na área de ciências contábeis de Tamires Sousa Araújo, Edvalda Araújo Leal e Roberta Ferreira Lourenço com o objetivo de verificar na percepção dos estudantes de ciências contábeis quais as expectativas e satisfação em relação às competências dos docentes atuantes no curso, envolvendo a compreensão sobre conhecimentos, habilidades e atitudes.

Artigo 6 - Traços de personalidade e variáveis do comportamento planejado do indivíduo: um estudo de seus efeitos nas intenções empreendedoras de Edicreia Andrade dos Santos, Gabriel Lourenço Xavier, Cristiane Alves da Silva Moura e Luiz Miguel Renda dos Santos com o objetivo de investigar quais os efeitos dos traços de personalidade sobre as intenções empreendedoras dos alunos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis de duas instituições de ensino superior privadas e uma pública, localizadas na região centro-oeste do Brasil.

Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade

Artigo 1 - Qual é o valor da empresa? O caso de valuation da empresa Magazine Luiza de Kelly Silva Jacques, Vivian Duarte Couto Fernandes, Lísia de Melo Queiroz e Moisés Ferreira da Cunha com os objetivos: a) promover a análise de problemas, propor e indagar decisões em relação à valuation; b) estimular a reflexão entre a teoria que sustenta os propósitos de avaliação e a forma como ela deve ser desenvolvida e aplicada; c) ampliar a capacidade de relacionar os pressupostos teóricos de valuation e a sua adequação à realidade.

Artigo 2 - Planejamento orçamentário para a educação: superando um desafio de Jander Ângelo Diogo Ferreira, Naiany Gabrielle Pereira Lima, Juliana Saraiva Moreira, Odemir Vieira Baêta e Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci. O caso de ensino foi preparado a partir de observações de questões vivenciadas pelo município de Cachoeiro de Santa Cruz e adaptadas para efeitos didáticos, com o objetivo de auxiliar na construção de um planejamento orçamentário governamental efetivo. Sua finalidade é fomentar a reflexão a respeito das limitações e potencialidades da gestão orçamentária municipal e, ainda, propor soluções aos fundos destinados à educação básica e fundamental, em cenários de restrição de ordem material e financeira.

Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade

Resenha 1 - Resenha do livro: Fraudes documentais e contábeis. Timi, S. R. R. & Heimoski, V. T. M. (2020). (1ª ed). Curitiba, PR: Editora Intersaberes, 194 páginas, ISBN: 978-8522702626

Autora da resenha: Lorena Layza Pimenta Oliveira

Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel)

Artigo 1 da Seção 4 - Qual é o valor da empresa? O caso de valuation da empresa Magazine Luiza de Kelly Silva Jacques, Vivian Duarte Couto Fernandes, Lísia de Melo Queiroz e Moisés Ferreira da Cunha com os objetivos: a) promover a análise de problemas, propor e indagar decisões em relação à valuation; b) estimular a reflexão entre a teoria que sustenta os propósitos de avaliação e a forma como ela deve ser desenvolvida e aplicada; c) ampliar a capacidade de relacionar os pressupostos teóricos de valuation e a sua adequação à realidade.

Artigo 2 da Seção 2 - A adequação dos grandes municípios brasileiros na divulgação das informações de margem de expansão das despesas conforme a LRF de Guilherme Simões Belote e Ricardo Rocha de Azevedo com o objetivo de verificar a adequação dos grandes municípios do Brasil na divulgação das informações no anexo da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado (DOCC), previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Artigo 6 da Seção 1 - Indicadores econômico-financeiros de empresas brasileiras: uma comparação entre setores de Vinícius Giovani Jacintho e Adriana Kroenke com o objetivo de analisar pesos de indicadores econômico-financeiros de diferentes setores da B3 e avaliar o impacto destes pesos ao se trabalhar com rankings de empresas de diversos setores simultaneamente.

Artigo 5 da Seção 1 - Gerenciamento de resultados via accruals discricionários: seriam os lucros medidas confiáveis para os investidores? de Ronan Reis Marçal com o objetivo de analisar a relevância dos lucros na determinação do valor de mercado das empresas de capital aberto no Brasil considerando os efeitos do gerenciamento de resultado via accruals discricionários.

Seção 7: Internacional (S7)

English

Section 1

Article 2 (Section 1) - The principles underlying the IFRS and the measurement bases of the elements comprising the financial statements of Camila Teresa Martucheli and Antônio Dias Pereira Filho. This theoretical essay seeks to present concepts, arguments and discussions about the adoption and use of IFRS, focusing on their underlying principles and measurement bases.

Article 3 (Section 1) - Benefits of using Blockchain technology as an accounting auditing instrument of Maervelym Pâmella de Andrade Simões, Janeide Albuquerque Cavalcanti, Janaina Ferreira Marques de Melo and Cristiane Queiroz Reis. Analyze the possible benefits of using Blockchain technology as a tool for accounting auditing. 

Article 4 (Section 1) - A study about the determinant factors of the capital structure of Brazilian companies: a quantile regression analysis of Osvaldo Martins Quintella Junior e Claudio Ulysses Ferreira Coelho. The present paper aims to analyses the determinants of capital structure of ninety-four organizations from the five hundred largest Brazilian companies according to 2018 Exame magazine yearbook.

Section 2

Article 1 (Section 2) - Analysis of the efficiency of municipalities from the Brazilian State of Sergipe: a comparison of the results in Brazil’s evaluation of its basic education system and investments on education of Nadielli Maria dos Santos Galvão. To identify the efficiency of municipalities in the Brazilian State of Sergipe in promoting satisfactory education levels from the resources aimed at this sector.

Article 3 (Section 2) - An analysis of the efficiency of public expenditure on education in the Municipalities of the State of Amazonas from 2013 to 2017 of Mayara Guimarães de Sousa, Carla Macedo Velloso dos Santos, Adenes Teixeira Alves and Manoel Martins do Carmo Filho. This article aimed to evaluate the efficiency of public expenditure in the municipalities of the State of Amazonas with primary education in the years 2013 to 2017 by building a ranking of the efficiency of the municipalities relating the results obtained in IDEB by each city in the period, under the counterpart of the values of expenses paid for primary education, the average number of students enrolled in the period, average expenditure per student and GDP per capita of each municipality.

Section 3

Article 1 (Section 3) - Performance evaluation system to support the Coordination of Bidding Processes management in a University Hospital of Samuel Souza de Araújo, Lucas dos Santos Matos and Sandra Rolim Ensslin. The purpose of this research is to structure a model to support the management of the Coordination of Bidding Processes at the Professor Polydoro Ernani de São Thiago University Hospital of Universidade Federal de Santa Catarina (Federal University of Santa Catarina). The main purpose is to build, in its manager, knowledge about the management context, allowing the visualization of the aspects deemed as necessary and sufficient to be taken into account in this process.

Article 4 (Section 3) - Institutionalization of management accounting rules and routines in a private educational foundation in Santa Catarina: institutional approach of the Brazilian third sector of Renícia Maria Innocenti, Rogério João Lunkes e Valdirene Gasparetto. To verify the change of rules and routines of management accounting of a third sector organization in the light of the Old Institutional Economy (OIE).

Article 6 (Section 3) - Personality traits and variables of the individual’s planned behavior: a study of its effects on entrepreneurial intentions of Edicreia Andrade dos Santos, Gabriel Lourenço Xavier, Cristiane Alves da Silva Moura and Luiz Miguel Renda dos Santos. This study aims to investigate the effects of personality traits on the entrepreneurial intentions of students concluding Accounting courses at two private higher education institutions and a public one, located in the Midwest region of Brazil.

Section 4

Article 1 (Section 4) - What is the value of the company? The valuation case of Magazine Luiza of Kelly Silva Jacques, Vivian Duarte Couto Fernandes, Lísia de Melo Queiroz and Moisés Ferreira da Cunha. Magazine Luiza, founded in November 1957, a national retail icon, started in 2011 at B3, with exponential growth in the valuation of its shares. This case provides the following pedagogical objectives: a) to promote the problem analysis, to propose and inquire decisions regarding valuation; b) stimulate reflection between the theory that supports the evaluation purposes and the way it should be developed and applied; c) expand the ability to relate the valuation theoretical assumptions of valuation and their adequacy to reality.

Article 2 (Section 4) - Budget Planning for education: overcoming a challenge of Jander Ângelo Diogo Ferreira, Naiany Gabrielle Pereira Lima, Juliana Saraiva Moreira, Odemir Vieira Baêta and Carla Beatriz Marques Rocha e Mucci. This teaching case was prepared from observations of issues experienced by the municipality of Cachoeiro de Santa Cruz, and adapted for didactic purposes, with the objective of assisting in the construction of an effective government budget planning. Its purpose is to foster reflection on the limitations and potentialitys of municipal budget management and also to propose solutions to funds for basic and fundamental education, in scenarios of material and financial restrictions.

Boa leitura. Cordiais saudações!

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva

Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Editorial.

Publicado
02-01-2021
Como Citar
PROF. DR. MAURÍCIO CORRÊA DA SILVA. Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 13 – Número 1 – Ano 2021 (Jan./Jun. 2021). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 13, n. 1, p. i-vii, 2 jan. 2021.
Seção
EDITORIAL