A TEORIA DO CAPITAL HUMANO E AS CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS DOS DOUTORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL

  • Gilberto José Miranda UFU
  • Luciana de Almeida Araújo Santos Faculdade de Gestão e Négócios da Universidade Federal de Uberlândia
  • Silvia Pereira de Castro Casa Nova Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
  • Edgard Bruno Cornacchione Jr. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Resumo

Tendo por arcabouço teórico a teoria do capital humano, este estudo tem o objetivo de avaliar se os doutores titulados em Contabilidade até 31/12/2005 alteraram suas performances em termos de produção científica nos últimos quatro anos, bem como avaliar se os doutores titulados entre 31/12/2005 e 31/12/2009 têm perfis diferentes daqueles titulados até 2005. Para isso, foi feito um levantamento em todos os currículos Lattes dos doutores titulados até 31/12/2009. Foi constatado que houve melhorias relevantes nesse quadriênio, pois o percentual de doutores que nunca publicaram um artigo em eventos caiu de 8,8% para 3,2% e o percentual de doutores com publicações de artigos com classificação Qualis B2, B1 ou A2 ficou em 75,3%. Surgiram novos periódicos e vários programas de pós-graduação stricto sensu nesse período. No entanto, também foi constatado que 65,6% dos doutores não publicaram nenhum artigo em periódicos científicos entre 31/12/2008 e 02/11/2010. Além disso, constatou-se a alta concentração das publicações da área em poucos doutores.

 

Palavras-Chave: Doutorado. Educação. Teoria do capital humano. Contabilidade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto José Miranda, UFU
É Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Mestre em Administração, Especialista em Docência na Educação Superior, Especialista em Controladoria e Contabilidade e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da UFU.
Luciana de Almeida Araújo Santos, Faculdade de Gestão e Négócios da Universidade Federal de Uberlândia
Especialista em Contabilidade e Controladoria Mestrando em Administração FAGEN/UFU
Silvia Pereira de Castro Casa Nova, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
Doutora em Controladoria e Contabilidade Professora do Departamento de Contabilidade e Atuária, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
Edgard Bruno Cornacchione Jr., Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
Doutor em Controladoria e Contabilidade Professor Associado do Departamento de Contabilidade e Atuária, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
Publicado
04-02-2013
Como Citar
MIRANDA, G. J.; SANTOS, L. DE A. A.; CASA NOVA, S. P. DE C.; CORNACCHIONE JR., E. B. A TEORIA DO CAPITAL HUMANO E AS CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS DOS DOUTORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 5, n. 1, p. 55-74, 4 fev. 2013.
Seção
ARTIGOS