ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DOS CANDIDATOS APROVADOS AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CONTABILIDADE E CONTROLADORIA NO BRASIL

Autores

  • Ana Carolina Vasconcelos Colares
  • Elaine Machado Varelo
  • Ruth de Carvalho Santana Pinho Universidade Federal do Ceará
  • Maria da Glória Arrais Peter Universidade Federal do Ceará
  • Marcus Vinicius Veras Machado Universidade Federal do Ceará

Resumo

A presente pesquisa se propõe a analisar as características acadêmicas e profissionais dos futuros estudantes dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu em Contabilidade e Controladoria no Brasil, visto que a seleção de candidatos deve identificar aqueles que mais podem contribuir com o desempenho do programa, por intermédio de etapas distintas de avaliação e análise do currículo Lattes de cada um. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa descritiva envolvendo análise de conteúdo e abordagem quantitativa, o estudo analisou seis programas, totalizando 132 candidatos aos cursos, utilizando a regressão logística pela qual se buscou avaliar as características estatisticamente significativas para os candidatos aprovados, sendo abordadas como variáveis a experiência profissional e docente, produção científica em periódicos e congressos. Como conclusão geral da pesquisa, foram identificados diversos fatores que contribuem para aprovação dos estudantes nos processos seletivos em estudo, no entanto, quando se refere às características profissionais e acadêmicas identificadas nos currículos Lattes dos candidatos, foram identificadas duas variáveis relevantes: a experiência profissional e a produção científica em congressos, sendo esta variável a mais abordada em estudos internacionais relacionados à avaliação dos programas de pós-graduação.

 

Palavras-chave: Pós-Graduação Stricto Sensu. Avaliação dos programas. Características acadêmicas e profissionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Vasconcelos Colares

Mestre em Ciências Contábeis - UFMG

Elaine Machado Varelo

Graduada em Ciências Contábeis - UFC

Ruth de Carvalho Santana Pinho, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação – UFC Professora do Departamento de Ciências Contábeis - UFC

Maria da Glória Arrais Peter, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação – UFCProfessora do Departamento de Ciências Contábeis - UFC

Marcus Vinicius Veras Machado, Universidade Federal do Ceará

Ph.D em Higher Education – University of Arizona Professor do Departamento de Ciências Contábeis - UFC

Publicado

05-02-2013

Como Citar

COLARES, A. C. V.; VARELO, E. M.; PINHO, R. de C. S.; PETER, M. da G. A.; MACHADO, M. V. V. ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DOS CANDIDATOS APROVADOS AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CONTABILIDADE E CONTROLADORIA NO BRASIL. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 132–151, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/3315. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS