ANÁLISE DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE BENEFICIAMENTO DE AÇO INOXIDÁVEL

Autores

  • Maria Aparecida do Nascimento Cavalcanti Unb/UFPB/UFRN
  • Helem Mara Confessor Ferreira Unb/UFPB/UFRN
  • Aneide Oliveira Araujo UFRN

Resumo

A Gestão Estratégica de Custos auxilia os gestores no processo de redução de custos e, simultaneamente, no fortalecimento da sua posição estratégica. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo investigar a integração existente entre o posicionamento estratégico e a gestão de custos de uma empresa beneficiadora de aço inox. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, através de um estudo de caso, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista não-estruturada e pesquisa documental . Observou-se que seu posicionamento estratégico está orientado para a estratégia de diferenciação, e que no primeiro estágio da cadeia de valor, a seleção dos fornecedores, já começa o processo de agregação de valor da empresa, que garante a qualidade aos seus produtos. Verificou-se que fatores como ociosidade da produção e investimentos em inovação tecnológica não são considerados pela administração na determinação de seus direcionadores de custos. Conclui-se que, o sistema de custeio utilizado pela empresa é ineficiente comprometendo a implementação de uma gestão estratégica baseada em informações de custos que lhe proporcione uma vantagem competitiva. E, para que seja implantada a GEC, a empresa deve, em princípio, conhecer a sua cadeia de valor, em especial seus direcionadores de custos, adotando um sistema de custeio capaz de mensurá-los.

 

Palavras-chave: Gestão Estratégica de Custos. Posicionamento Estratégico. Direcionadores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida do Nascimento Cavalcanti, Unb/UFPB/UFRN

Mestranda do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis Unb/UFPB/UFRN

Helem Mara Confessor Ferreira, Unb/UFPB/UFRN

Mestranda do Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN

Aneide Oliveira Araujo, UFRN

Professora Doutora em Ciências Contábeis. Departamento de Ciências Contábeis da UFRN

Publicado

04-02-2013

Como Citar

CAVALCANTI, M. A. do N.; FERREIRA, H. M. C.; ARAUJO, A. O. ANÁLISE DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE BENEFICIAMENTO DE AÇO INOXIDÁVEL. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 75–92, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/3317. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS