GESTÃO E DESEMPENHO EM ORGANIZAÇÕES DE SOCIEDADE DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIPs): UM ESTUDO EM ENTIDADES DE MICROCRÉDITO

  • Paulo Roberto da Cunha FURB
  • Antonio Maria da Silva Carpes Universidade Regional de Blumenau
  • Mara Jaqueline Santore Utzig UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o processo de gestão de desempenho e resultado utilizado pelas OSCIPs de microcrédito, com sede em Santa Catarina.  A presente pesquisa justifica-se, inicialmente, pela relevância que o terceiro setor ganha dentro do atual contexto econômico social no mundo. Considera-se ainda o fato da incipiência em termos de pesquisa científica, voltada para a gestão das OSCIPs. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, sendo realizada por meio de levantamento ou survey e predominantemente quantitativa. O universo de pesquisa compreendeu 19 entidades cadastradas na AMCRED (Associação das Organizações de Microcrédito do Estado de Santa Catarina), sendo que a amostra analisada foi de 13 entidades que responderam ao questionário enviado por meio eletrônico. Os resultados foram tabulados em planilhas eletrônicas, sendo submetidos a cálculos percentuais, médias, frequência e desvio padrão. Na sequência os dados são apresentados em quadros e tabelas acompanhadas de suas respectivas análises. Os resultados permitem concluir que o processo de gestão é caracterizado pela preocupação no cumprimento legal e na evidenciação obrigatória. O conjunto de características identificadas demonstra a necessidade de uma aplicação de novos instrumentos de gestão que permitam alavancar o processo decisório.

Palavras-chaves: Terceiro Setor. Microcrédito. Gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto da Cunha, FURB
Doutor em Ciências Contábeis e Administraçáo na FURB - Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Ciências Contábeis pela FURB (2005). Bacharel em Ciências Contábeis pela FURB (2000). Atualmente é professor da FURB - Universidade Regional de Blumenau no Programa de Pós-Graduaçáo em Ciências Contábeis atuando na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Contabilidade. Atua também na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atuando principalmente na área temática de usuários externos, auditoria e controles internos.
Antonio Maria da Silva Carpes, Universidade Regional de Blumenau
Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pelo
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da
Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Mara Jaqueline Santore Utzig, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Ciências Contábeis pelo

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da

Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Publicado
06-01-2014
Como Citar
CUNHA, P. R. DA; CARPES, A. M. DA S.; UTZIG, M. J. S. GESTÃO E DESEMPENHO EM ORGANIZAÇÕES DE SOCIEDADE DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIPs): UM ESTUDO EM ENTIDADES DE MICROCRÉDITO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 6, n. 1, p. 202-218, 6 jan. 2014.
Seção
ARTIGOS