O PADRÃO DO ENDIVIDAMENTO PÚBLICO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS DE PORTE MÉDIO APÓS A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

  • Willson Gerigk UNICENTRO
  • Ademir Clemente
  • Flávio Ribeiro

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar se o padrão de endividamento dos municípios brasileiros com população entre 100 mil e 1 milhão de habitantes foi alterado após o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal. São analisados os exercícios de 1998, 2000, 2004 e 2008. A metodologia aplicada caracteriza a pesquisa como descritiva, bibliográfica e documental. A abordagem do problema é quantitativa, com emprego da técnica estatística de diferenças de médias. O endividamento municipal é representado por cinco indicadores contábil-financeiros: Endividamento de Curto Prazo, Endividamento de Longo Prazo, Endividamento Total, Endividamento Líquido e Índice de Endividamento LRF. Os resultados indicam que a promulgação da LRF alterou o padrão de endividamento dos municípios de porte médio; que na primeira gestão após a LRF (2001 a 2004) aprofundaram-se as mudanças observadas em 2000 e que na segunda gestão após a LRF (2005 a 2008) o endividamento municipal não se modificou em relação à gestão anterior, passando a mostrar estabilidade.

Palavras-chave: Endividamento público. Municípios brasileiros. Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willson Gerigk, UNICENTRO
Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2008). Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2001). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (1999). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Com experiência na área de Contabilidade e Administração Pública Municipal. Desenvolvendo pesquisas, principalmente nos seguintes temas: contabilidade e finanças públicas municipais, controladoria e finanças pública, contabilidade pública, controladoria na administração pública municipal, administração pública municipal e administração financeira municipal
Publicado
06-01-2014
Como Citar
GERIGK, W.; CLEMENTE, A.; RIBEIRO, F. O PADRÃO DO ENDIVIDAMENTO PÚBLICO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS DE PORTE MÉDIO APÓS A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 6, n. 1, p. 122-140, 6 jan. 2014.
Seção
ARTIGOS