O CUSTO TOTAL E AS SOLUÇÕES LOGÍSTICAS
Resumo
A análise do custo total, apesar de ser essencial para a gestão logística, ainda é insuficientemente empregada no ambiente empresarial e pouco explorada nas pesquisas científicas. Diante dessa constatação, este trabalho, apresentado na forma de ensaio teórico, teve como principal objetivo caracterizar o arcabouço teórico do custo total logístico. Para atingir a esse objetivo, este estudo inicialmente explorou o surgimento e a sedimentação do conceito e a sua possível utilização na determinação das soluções logísticas. Em seguida, discutiu a necessidade de aplicar a análise do custo total para assegurar que o desenho e o redesenho da rede e dos processos logísticos e a formulação dos projetos logísticos sejam guiados pela busca do oferecimento do nível de serviço estabelecido ao cliente ao menor custo total possível. Além disso, levantou os fatores que induzem à utilização do custo total como orientador da solução, com destaque para o alto posicionamento hierárquico e o amplo âmbito de controle da área logística, a presença do desenho de soluções no escopo logístico, a integração das atividades logísticas, a utilização de modelos e a disponibilidade de precisas informações contábeis. Por fim, articulou e consolidou todo o conteúdo discutido e apresentou sugestões para que futuros estudos aprofundem as investigações do tema apoiando-se em plataformas teóricas alternativas, como a teoria psicológica e a teoria institucional.
Palavras-chave: Logística. Custo total. Soluções logísticas
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional