FATORES QUE INFLUENCIAM O DISCLOSURE AMBIENTAL: UM ESTUDO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2006 A 2010
Resumo
Objetivou-se verificar os fatores que influenciaram o disclosure ambiental das empresas brasileiras listadas na BM & FBovespa no período de 2006 a 2010. Foi realizada a análise de conteúdo nas notas explicativas, relatórios ambientais e relatórios da administração de 154 companhias brasileiras. Os resultados evidenciaram que apenas o tamanho da companhia influencia positivamente o nível de evidenciação ambiental. No entanto, mostrou também que a variável Novo Mercado e Endividamento impulsionaram negativamente o disclosure ambiental, não corroborando os estudos que encontraram relação positiva entre essas variáveis e o disclosure voluntário. Constatou-se também que o ápice da evidenciação ambiental ocorreu em 2008, sabe-se que as empresas, nesse período, foram afetadas pela crise financeira e também pela criação da Lei 11.638. Devido a queda de informações ambientais em 2009, pode-se inferir com base nos resultados obtidos que a crise financeira pode ter sido o determinante para a elevação do nível do disclosure ambiental nos relatórios financeiros em 2008, pois quanto maior o nível de informações evidenciadas voluntariamente para os stakeholders maior a proteção das empresas que poderá manter e alavancar seu valor no mercado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional