A PERCEPÇÃO E O PERFIL DO DISCENTE NÃO CONTADOR SOBRE O ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE CUSTOS

  • Márcia Bianchi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • César Henrique Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Simone Leticia Raimundini Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • João Marcos Leão da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

O profissional que atua na gestão da empresa contempla um amplo conhecimento da sua área e de áreas afins, assim o discente não contador, como administradores e economistas, deve ter conhecimento e compreensão das informações contábeis para auxiliar na gestão e na tomada de decisão. A disciplina de Metodologia de Custos (MC) tem como propósito contribuir para este conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a percepção e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de Metodologia de Custos em cursos presenciais na cidade de Porto Alegre/RS. A pesquisa realizada é classificada como: quantitativa, qualitativa, exploratória, descritiva e como survey, por meio de um questionário aplicado aos discentes matriculados, no segundo semestre de 2011, na disciplina de MC, dos cursos de graduação em áreas afins, especialmente em Administração e Ciências Econômicas, nas Instituições de Ensino Superior, localizadas em Porto Alegre/RS. O perfil dos discentes indicou que eles possuem idade média de 25 anos e que o número de mulheres é cerca de 9% superior ao de homens. Da amostra analisada, cerca de 3/4 cursam Administração. A maioria cursou a maior parte do ensino médio em instituições públicas e mais de 4/5 exerce atividade remunerada. No que tange a percepção dos discentes acerca da disciplina, os melhores métodos para o ensino da MC residem em aulas expositivas, estudos de casos e listas de exercícios. Quanto aos professores, os discentes reconheceram sua capacidade e disponibilidade. As variáveis dificultadoras do processo de aprendizagem foram a carga horária de trabalho, que reduz o tempo disponível ao estudo e os discentes acabam não dedicando adequadamente à disciplina e; o conteúdo da disciplina não é de fácil entendimento. A variável facilitadora do processo de aprendizagem é a exigência de pré-requisitos para matrícula na disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Bianchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2000), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (2005) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Atualmente é professora adjunta do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Porto Alegre-RS. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: controladoria, análise de custos e contabilidade societária. Atua como editora responsável da Revista ConTexto (UFRGS).
César Henrique Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Graduado em Ciências Contábeis da UFRGS. Faculdade de Ciências Econômicas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Endereço: Av. João Pessoa, 52 – Centro – Porto Alegre-RS – Brasil. CEP 90.040-000. Telefone: (51) 3308-3323 / Fax: (51) 3308-3135.
Simone Leticia Raimundini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Doutora em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Endereço: Av. Cristovão Colombo, 5790, Bloco C-23, Sala 227– Maringá-PR – Brasil. CEP 87020-900. Fone: (44) 9992-9008 / Fax: (44) 3011-4909
João Marcos Leão da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Mestre em Administração (UFRGS). Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais. Faculdade de Ciências Econômicas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Endereço: Av. João Pessoa, 52 – Centro – Porto Alegre-RS – Brasil. CEP 90.040-000. Fone: (51) 3308-3323 / Fax: (51) 3308-3135
Publicado
17-09-2013
Como Citar
BIANCHI, M.; COSTA, C. H.; RAIMUNDINI, S. L.; ROCHA, J. M. L. DA. A PERCEPÇÃO E O PERFIL DO DISCENTE NÃO CONTADOR SOBRE O ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE CUSTOS. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 5, n. 2, p. 268-289, 17 set. 2013.
Seção
ARTIGOS