CONTABILIDADE E CUSTOS AMBIENTAIS: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS EM PERIÓDICOS E EVENTOS NACIONAIS
Resumo
O objetivo desse trabalho foi mapear e analisar a produção científica nacional sobre a contabilidade e custos ambientais publicada nos principais periódicos e nos anais de congresso na área contábil, divulgada no período de 2007 a 2011. Para atingir este objetivo utilizou-se de pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e metodologia bibliométrica. Os resultados apontaram a maior taxa de publicação, tanto em periódicos quanto em eventos, referem-se à contabilidade ambiental, o tema custos ambientais indicou menor publicação. Verificou-se ainda, que a temática contabilidade ambiental possui maior divulgação nos eventos, enquanto as pesquisas na área de custos ambientais se sobressaem nos periódicos. Constatou-se a preferência dos autores em realizar pesquisas em conjunto com mais dois ou três autores. Em relação aos procedimentos metodológicos das pesquisas analisadas, apresentaram o método empírico, classificação descritiva e abordagem qualitativa. O vínculo institucional dos autores com maior representatividade foi a UFSC, seguida da UNISINOS, UFC e FURB. Espera-se que o estudo contribua para a propagação da pesquisa na área contábil, principalmente relacionada à solidificação do tema contabilidade ambiental no ambiente acadêmico.
Palavras-chave: Custos ambientais. Contabilidade Ambiental. Bibliométrico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional