UTILIZAÇÃO DOS INDICADORES CONTÁBEIS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTABILIDADE E DE ANALISTAS DE INVESTIMENTO

Autores

  • Glauber de Castro Barbosa
  • César Augusto Tibúrcio Silva

Resumo

 

A Contabilidade tem como uma de suas funções subsidiar o processo de Avaliação de Empresas e o pode fazê-lo por intermédio de indicadores contábeis. Dessa maneira, o presente trabalho teve o objetivo de testar por meio de um questionário se esses indicadores realmente são relevantes no processo de avaliação. O questionário foi encaminhado a Professores do curso de Ciências Contábeis e para Analistas de Investimento. Houve 174 respondentes, sendo a maior parte de professores (79%). Constatou-se que a Contabilidade é tida como importante no processo de avaliação para ambos os grupos, com destaque à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e ao Balanço Patrimonial, que foram considerados, nessa ordem, os demonstrativos mais importantes no processo de avaliação. Da mesma forma, os 24 indicadores contábeis analisados também foram bem avaliados, sendo que o pior avaliado foi o Índice de Liquidez Imediata (média de 6,4971 em uma escala de 0 a 10) e o que foi tido como mais importante foi o Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE), com média 8,6244. Não foram observadas diferenças nos padrões de respostas entre Analistas de Investimento e professores; no entanto, a titulação foi uma variável relevante na respostas.

Palavras-chave: Indicadores contábeis, Analistas de investimento, Professores de Contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber de Castro Barbosa

Mestre em Ciências Contábeis. Instrutor da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF). Servidor cedido para o Ministério da Educação. Endereço: Ministério da Educação, Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Anexo I, 1º andar, sala 133.70047-900 - Brasilia, DF – Brasil. Telefone: (61) 20228884.

César Augusto Tibúrcio Silva

Professor Doutor em Controladoria e Contabilidade (USP). Professor da Universidade de Brasília, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais. Endereço: Campus Darcy Ribeiro - Prédio da FACE - Asa Norte – CEP 70910-900 - Brasilia, DF – Brasil - Telefone: (61) 32731105 - Fax: (61) 33497388

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-07-2014

Como Citar

BARBOSA, G. de C.; SILVA, C. A. T. UTILIZAÇÃO DOS INDICADORES CONTÁBEIS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CONTABILIDADE E DE ANALISTAS DE INVESTIMENTO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 170–188, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/5323. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS