INFLUÊNCIA DAS OFERTAS PÚBLICAS DE AÇÕES NOS NÍVEIS DE GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E SEU IMPACTO NO RETORNO DAS AÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n1ID6557Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar a influência da oferta pública de ações nos níveis de gerenciamento de resultados e seu impacto no retorno de mercado das ações das companhias brasileiras. Para tal análise, calculam-se os accruals discricionários, utilizando o modelo Kang e Silvaramakrishnan (1995), e apuram-se as médias dos accruals nos períodos pré e pós-ofertas pública de ações. Para o desempenho de mercado é utilizado o preço da ação nos trimestres anteriores e posteriores às ofertas públicas secundárias, sendo que todos os dados necessários para tal análise são extraídos da base de dados Economatica®. A pesquisa envolve 30 companhias listadas na BM&FBovespa S.A., que realizaram ofertas públicas de ações no período de 2011 e 2012. Os resultados dos modelos de regressões indicam que não há relação estatisticamente significativa entre o gerenciamento de resultados, as ofertas públicas de ações e o retorno médio dos preços das ações. Conclui-se, assim, que não existe influência do gerenciamento de resultados nos retornos das ações após a realização de ofertas públicas de ações.
Palavras-chave: Gerenciamento de resultados. Ofertas públicas de ações. Desempenho das ações.
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