Expectativas e satisfação dos discentes sobre os saberes e competências requeridas dos docentes na área de ciências contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID20179

Palavras-chave:

Educação; Competência dos docentes; Estudantes de Ciências Contábeis.

Resumo

Objetivo: O objetivo do estudo foi verificar na percepção dos estudantes de Ciências Contábeis quais as expectativas e satisfação em relação às competências dos docentes atuantes no curso, envolvendo a compreensão sobre conhecimentos, habilidades e atitudes.

Metodologia: Desenvolveu-se um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 102 alunos do Curso de Ciências Contábeis que cursavam o nono e décimo período no ano de 2018 em uma instituição pública federal, situada no interior de Minas Gerais. Foi aplicado o teste estatístico de Mann-Whitney para testar a diferença entre a expectativa e a satisfação dos discentes em relação à competência docente.

Resultados: Os achados evidenciaram diferenças significativas para todas as variáveis pesquisadas. Verificou-se que o nível geral de expectativa do aluno é bem superior à satisfação, há indícios de haver falhas no planejamento pedagógico do curso. 

Contribuições do estudo: O estudo contribui para que gestores acadêmicos percebam a importância de um planejamento pedagógico adequado para o curso, bem como promover a formação docente. Os resultados do estudo também contribuem para a evidenciação da responsabilidade dos docentes quanto à sua qualificação para alcançar as competências necessárias para a sua atuação em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Sousa Araújo, Universidade Federal de Mato Grasso do Sul

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia, Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas.

Edvalda Araújo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas; Mestre em Ciências Contábeis pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia

Roberta Ferreira Lourenço, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

Almeida, M. I., & Pimenta, S. G. (2014). Pedagogia universitária – valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, n. 2, p. 7-31.

Antonelli, R. A., Colauto R. D., & Cunha J. V. A. (2012). Expectativa e satisfação dos alunos de Ciências Contábeis com relação às competências docentes. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educacíon, v. 10, n. 1, p. 74-91.

Bastos, A. V. B., Tourinho, E. Z., Yamamoto, O. H., & Menandro, P. R. M. (2011). Réplica 1- formar docentes: em que medida a pós-graduação cumpre esta missão? Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 6, p. 1152-1160.

Fávero, L. P, Belfiore, P., Silva, F. L., & Chan, B. L (2009). Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier.

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, ed. especial, p. 183-196.

Gil, A. C (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.). São Paulo: Atlas. 2002.

Guelfi, B. F. C., Tumelero, R. C., Antonelli, R. A., & Voese, S. B. (2018). Ao mestre com carinho: o bom professor sob a ótica dos discentes de Ciências Contábeis da geração Y. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC), v. 12, n. 1, p. 44-64.

Lima, F. D. C., Oliveira, A. C. L., Araújo, T. S., & Miranda, G. J. (2015). Choque de realidade: dormi contador e acordei professor... REICE, v. 13, n. 1, p. 49-67.

Masetto, M. T. (2003). Competências pedagógicas do professor Universitário. São Paulo: Summus.

Merchán, F. M., & Díaz, A. H (2015). La formación pedagógica del docente universitario: un reto del mundo contemporáneo. Revista Cubana de Educación Superior, v. 3, p. 145-154.

Miranda, G. J (2010). Docência universitária: uma análise das disciplinas na área da formação pedagógica oferecidas pelos programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 4, n. 2, p. 81-98.

Miranda, G. J., Casa Nova, S. P. C., & Cornacchione Júnior, E. B. (2012). Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade Financeira-USP, v. 23, n. 59, p. 142-153.

Nogueira, D. R., Casa Nova, S. P. C., & Carvalho, R. C. O. (2012). O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 31, n. 3, p. 37-52.

Pereira, M. A. C. (2007). Competências para o ensino e a pesquisa: um survey com docentes de engenharia química. 289 f. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

Rezende, M. R. de, & Leal E. A. (2013). Competências requeridas dos docentes do curso de Ciências Contábeis na percepção dos estudantes. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 8, p. 145-160.

Slomski, V. G., Lames, E. R., Megliorini, E., & Lames, L. C. J. (2013). Saberes da docência que fundamentam a prática pedagógica do professor que ministra a disciplina de gestão de custos em um curso de ciências contábeis. Revista Universo Contábil, v. 9, n. 4, p. 71-89.

Tardif, M., & Raymond, D. (2000). Saberes tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Revista Educação e Sociedade, ano 31, n. 73, p. 209-244.

Vasconcelos, A. F. De, Cavalcante, P. R. N., & Monte, P. A. do (2012). Fatores que influenciam as competências em docentes de Ciências Contábeis. Veredas FAVIP – Revista Eletrônica de Ciências, v. 5, n. 1-2, p. 86-101.

Zabalza, M. A. (2003). Competencias docentes del profesorado universitario: calidad y desarrollo profesional. Madrid: Narceas Ediciones.

Zanella, P., Antonelli, R. A., & Bortoluzzi, S. C (2017). Avaliação das competências docentes: análise no curso de Ciências Contábeis da UTFPR. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPEC), v. 11, n. 2, p. 150-167.

Downloads

Publicado

02-01-2021

Como Citar

SOUSA ARAÚJO, T.; ARAÚJO LEAL, E.; FERREIRA LOURENÇO, R. Expectativas e satisfação dos discentes sobre os saberes e competências requeridas dos docentes na área de ciências contábeis. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 324–342, 2021. DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n1ID20179. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/20179. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3)