Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 5 – Número 1 – jan./jun./2013

Autores

  • José Dionísio Gomes da Silva UFRN

Resumo

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 9ª edição 15 (quinze) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.

Artigo 1 – DA RETÓRICA À EFETIVA INFLUÊNCIA DA ESCOLA EUROPÉIA NO CONTEXTO HISTÓRICO DA CONTABILIDADE E DA ECONOMIA MUNDIAL: O QUE PENSAM AUTORES E PROFESSORES DE CONTABILIDADE BRASILEIROS de Erivan Ferreira Borges, Jomar Miranda Rodrigues, José Marilson Martins Dantas e de Anailson Márcio Gomes com o objetivo de responder o que representa a escola europeia para a história da contabilidade e qual a importância da escola europeia para o atual cenário da contabilidade, face o contexto da convergência às normas internacionais.

 

 

Artigo 2 – WEBOMETRIA: UMA ANÁLISE DOS SÍTIOS ELETRÔNICOS DAS REVISTAS CIENTÍFICAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE de Paulo Roberto da Cunha, Viviane Theiss e de Sodemir Benedito Carli com o objetivo de analisar quais são os periódicos científicos internacionais de contabilidade que mais se destacam por meio da webometria, analisados pelos indicadores como tamanho, luminosidade, visibilidade, Fator de Impacto Web (FIW) e densidade.

 

Artigo 3 – O VIÉS DA COGNIÇÃO NUMÉRICA E SEUS REFLEXOS NAS DECISÕES CONTÁBEIS de Carolina Venturini Marcelino e de Adriano Leal Bruni com o objetivo de aprofundar o estudo da cognição numérica e a discussão da presença do viés da cognição numérica dentro do ambiente contábil.

 

Artigo 4 – A TEORIA DO CAPITAL HUMANO E AS CONTRIBUIÇÕES ACADÊMICAS DOS DOUTORES EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL de Gilberto José Miranda, Luciana de Almeida Araújo Santos, Silvia Pereira de Castro Casa Nova e de Edgard Bruno Cornacchione Jr. com o objetivo de avaliar se os doutores titulados em Contabilidade até 31/12/2005 alteraram suas performances em termos de produção científica, bem como se os doutores titulados entre 31/12/2005 e 31/12/2009 têm perfis diferentes daqueles apurados por Borba et al. (2007) e Cunha e Cornachione Jr (2008).

 

Artigo 5 - ANÁLISE DO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE BENEFICIAMENTO DE AÇO INOXIDÁVEL de Maria Aparecida do Nascimento Cavalcanti, Helem Mara Confessor Ferreira e de Aneide Oliveira Araujo com o objetivo de analisar a integração entre o posicionamento estratégico e a gestão de custos adotados por uma empresa beneficiadora de aço inox.

 

Artigo 6 - ANÁLISE DO NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS QUE NEGOCIAM ADRS NA BOLSA DE VALORES DE NOVA IORQUE (NYSE) de Wilker Barroso Miranda e de Rodrigo Fernandes Malaquias com o objetivo geral de comparar o nível de evidenciação ambiental fornecido pelas empresas brasileiras de capital aberto em seus relatórios contábeis, comparando as informações dos relatórios publicados em 2005 com os publicados em 2010.

 

 

Artigo 7 – ATIVIDADES DA CONTABILIDADE GERENCIAL SOB A ÓTICA DE DOCENTES E PROFISSIONAIS DE MERCADO de Claudio de Souza Miranda, Edson Luiz Riccio e de Raissa Álvares de Matos Miranda com o objetivo central de compreender na realidade brasileira, quais as atividades que envolvem a área da contabilidade gerencial nas organizações, sob o enfoque do mercado pela percepção dos profissionais da área, e da academia pela percepção dos docentes da área.

 

Artigo 8 - ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DOS CANDIDATOS APROVADOS AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CONTABILIDADE E CONTROLADORIA NO BRASIL de Ana Carolina Vasconcelos Colares, Elaine Machado Varelo, Ruth de Carvalho Santana Pinho, Maria da Glória Arrais Peter e de Marcus Vinicius Veras Machado com o objetivo de analisar as características acadêmicas e profissionais dos futuros estudantes dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu em Contabilidade e Controladoria no Brasil, visto que a seleção de candidatos deve identificar aqueles que mais podem contribuir com o desempenho do programa, por intermédio de etapas distintas de avaliação e análise do currículo Lattes de cada um.

 

Artigo 9 - AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA AOS CRITÉRIOS INTERNACIONAIS DE TRANSPARÊNCIA PARA A DIVULGAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS de Clilson Castro Viana, Carla Macedo Velloso dos Santos Tamer, Waldemar Antônio da Rocha de Souza e de Mariomar de Sales Lima com o objetio de avaliar a aderência aos critérios internacionais de transparência para a divulgação e apresentação das contas públicas do Portal de Transparência da Prefeitura Municipal de Manaus.

 

Artigo 10 – PERCEPÇÃO DOS AUDITORES SOBRE O PAPEL DA AUDITORIA GOVERNAMENTAL PARA TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO NO TRIBUNAL DE CONTAS DA PARAÍBA de Maria Simone de Lacerda Antonino, Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida, Tiago Henrique de Souza Echternacht e de Robério Dantas de França com o objetivo de conhecer a percepção dos auditores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE/PB, quanto à contribuição da auditoria governamental na transparência da gestão pública, além de identificar a percepção destes auditores sobre o nível de satisfação da sociedade quanto às funções que desempenham.

 

Artigo 11 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM CONTABILIDADE VOLTADA PARA O SEGMENTO DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL de Pedro Ylunga Costa da Silva e de José Santo Dal Bem Pires com o objetivo geral de identificar as mudanças ocorridas na produção científica brasileira em contabilidade focada para a Gestão Social e Ambiental, publicada em periódicos, nos últimos 20 anos.

 

Artigo 12 - ANÁLISE DE INVESTIMENTO DO SEGMENTO DE TRANSPORTE EM CONDIÇÕES DE INCERTEZA E RISCO de Melquiades Pereira de Lima Júnior e de Ramiro Jorge Aldatz com o objetivo de analisar a viabilidade de implantação de uma empresa de transporte intermunicipal de pessoas com itinerário pré-definido.

 

 

Artigo 13 - A RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DE COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA ANTES E APÓS A PROMULGAÇÃO DA LEI 11.638/07 de Claudio Marcelo Edwards Barros, Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo e de Aline Carneiro Freitas com o objetivo de identificar a ampliação da relevância das informações contábeis para os investidores da BM&FBOVESPA após a adoção da Lei 11.668/07.

Artigo 14 -  APPROACH EPISTEMOLÓGICO: UMA PESQUISA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DA FEA/USP de Priscila Karla da Silva Wink, Jorge Expedito de Gusmão Lopes, Carlos Renato Theóphilo, Marcleide Maria Macêdo Pederneiras e de Robson dos Santos Costa com o objetivo geral de identificar e analisar quais as posturas teóricas e as estratégias de pesquisa empregadas nas teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP.

Artigo 15 – UMA ANÁLISE DA MENSURAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DE PROPRIEDADES PARA INVESTIMENTO NAS COMPANHIAS BRASILEIRAS DO SETOR DE EXPLORAÇÃO DE IMÓVEIS de Fabiano Ferreira Batista, Alexsandro Gonçalves da Silva Prado, Márcia Reis Machado e de Edilson Paulo com o objetivo de verificar como as empresas brasileiras do setor de exploração de imóveis têm mensurado as Propriedades para Investimento.

 

Boa leitura. Cordiais saudações!

Prof. Dr. José Dionísio Gomes da Silva

Editor

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-02-2013

Como Citar

SILVA, J. D. G. da. Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 5 – Número 1 – jan./jun./2013. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 5, n. 1, p. i-iii, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/3312. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL