Qual é o valor da empresa? O caso de valuation da empresa Magazine Luiza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n1ID23655

Palavras-chave:

Valuation; Magazine Luiza; Fluxo de Caixa Descontado; Avaliação Relativa.

Resumo

Objetivo: A empresa Magazine Luiza, fundada em novembro/1957, ícone do varejo nacional, abriu seu capital em 2011 na B3, com crescimento exponencial na valorização de suas ações. Este caso proporciona os seguintes objetivos pedagógicos: a) promover a análise de problemas, propor e indagar decisões em relação à valuation; b) estimular a reflexão entre a teoria que sustenta os propósitos de avaliação e a forma como ela deve ser desenvolvida e aplicada; c) ampliar a capacidade de relacionar os pressupostos teóricos de valuation e a sua adequação à realidade.

Metodologia: As Demonstrações Contábeis foram extraídas do site da empresa MGL, na Economática® e no site da B3. Também foi utilizada a base de dados do professor Damodaran. Destaca-se que os dados são reais, porém, em contrapartida, considera-se como situação hipotética a existência da empresa Alpha Varejo e sua proposta de aquisição da empresa Magazine Luiza.

Resultados: Sob o ponto de vista comportamental, permite que estudantes e docente tenham diálogos e discussões saudáveis de modo que haja respeito mútuo às opiniões e ideias divergentes, permitindo a exposição de seus pontos de vista. Estimar o valor da empresa pelos métodos do Fluxo de Caixa Descontado e Avaliação Relativa é uma tarefa complexa, e pode ser considerada como um processo importante para tomada de decisão, principalmente para o acionista da empresa. No uso dos métodos, reside a necessidade de escolhas de premissas adequadas que melhor refletem a realidade da empresa.

Contribuições do Estudo: A realização da atividade proposta, com estudantes de graduação ou pós-graduação na área de negócios em disciplinas voltadas para análise de viabilidade financeira de empresas e valuation, contribui para a formação destes estudantes com desenvolvimento de análise crítica e estímulo à discussão na área de finanças.

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Publicado

02-01-2021

Como Citar

KELLY SILVA JACQUES; VIVIAN DUARTE COUTO FERNANDES; LÍSIA DE MELO QUEIROZ; MOISÉS FERREIRA DA CUNHA. Qual é o valor da empresa? O caso de valuation da empresa Magazine Luiza . REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 1, 2021. DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n1ID23655. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/23655. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção 7: Internacional (S7)