Pesquisas em educação sobre travestis nas escolas

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Educação, Travestis, Pesquisas

Resumo

O presente texto compõe-se de um balanço analítico sobre as pesquisas em educação que têm como foco de estudo as travestis nas escolas. Para qualificar essa temática, objetivou-se investigar como as pesquisas em educação abordam o atendimento e as condições a que estão expostas as travestis para uma conclusão do reconhecimento de suas expressões no ambiente escolar. Baseado nesse objetivo, cuidou-se de fazer um levantamento em plataformas de pesquisas sobre produções em bancos de teses e dissertações contidas no IBCT, Domínio Público e CAPES. Os resultados caminharam para o entendimento de que os estudos em educação com o tema de travestis estão voltados para as questões que problematizam os valores instituídos nas práticas sociais de gênero, com destaque à gradual ampliação das pesquisas em educação que discutem essa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Doutorando em educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor das Faculdades Integradas de Três Lagoas/MS e Gestor Social do CRAS na Prefeitura Municipal de Ilha Solteira/SP.
Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Pós Doutora e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Araraquara). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX).
Publicado
09-05-2017
Como Citar
SILVA, F. G. O. DA; MAIO, E. R. Pesquisas em educação sobre travestis nas escolas. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 10, n. 15, 9 maio 2017.