"(IN)FELIZES PARA SEMPRE"? IMAGENS DA DISNEY E A MANUTENÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE

Autores

  • João Paulo Baliscei
  • Geiva Carolina Calsa
  • Vinícius Stein

Palavras-chave:

Imagem. Infância. Cultura Visual. Sexualidade. Pedagogias Culturais. Educação.

Resumo

Nas animações infantis, o termo "viveram felizes para sempre" é associado unicamente à união heterossexual, reforçando sua legitimidade, como "norma". Com o objetivo de investigar e questionamos as representações de casais e de sexualidade legitimadas pela Walt Disney Company, realizamos uma pesquisa bibliográfica, respaldada no Estudo da Cultura Visual valorizando o potencial pedagógico das imagens da cultura
popular. Discutirmos sobre a supremacia heterossexual vivenciada e  visibilizada pelos/as protagonistas da Disney e problematizamos as sexualidades de personagens antagonistas. Nossas considerações finais são as de que as imagens e discursos visuais da Disney contribuem para a manutenção da heteronormatividade e, por isso, precisam ser questionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-03-2017

Como Citar

BALISCEI, J. P.; CALSA, G. C.; STEIN, V. "(IN)FELIZES PARA SEMPRE"? IMAGENS DA DISNEY E A MANUTENÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 10, n. 14, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/11451. Acesso em: 13 jun. 2024.