ANÁLISE QUALITATIVA DAS ATITUDES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ATENDIMENTO OFERECIDO ÀS USUÁRIAS LÉSBICAS

Resumo


O presente estudo teve por objetivo realizar a investigação e a análise de atitudes de médicos(as), enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem e agentes de saúde que atuem em USF (Unidade de Saúde da Família) acerca das práticas afetivo-sexuais e da vulnerabilidade em saúde sexual de lésbicas. Tratou-se de um estudo exploratório e descritivo, de caráter transversal, com design qualitativo, realizado em Unidades de Saúde da Família, através da aplicação, junto a profissionais de saúde, de um questionário de atitudes. Ocorreu uma diversificação de atitudes em relação aos questionamentos realizados junto aos profissionais, tanto favoráveis quanto desfavoráveis em relação a importância da revelação, por parte da usuária, de sua orientação sexual, sobre o quadro de vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis em lésbicas e acerca da existência de especificidades em saúde sexual de lésbicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Augusto Souza de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia (área de concentração em Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Educação em Direitos Humanos. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui experiência na área da Psicologia Clínica, com ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental. Avaliador de periódicos científicos. Pesquisador em temáticas relacionadas à Psicologia Social e da Saúde, com enfoque na Diversidade Sexual; Grupos Minoritários; Direitos Sociais; Vulnerabilidades em Saúde; Promoção da Saúde; Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Humanos.

Ana Alayde Werba Saldanha, Universidade Federal da Paraíba

Graduação e Formação em Psicologia pelo Instituto Paraibano de Educação (1985), Especialização em Saúde Coletiva (1996), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1998); Doutorado (2003) e Pós-Doutorado (2012) em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal da Paraíba, no Programas de Pós Graduação em Psicologia Social (Mestrado e Doutorado - UFPB), onde desenvolve pesquisas com ênfase na Atenção Primária em Saúde, trabalhando com os seguintes temas: Aids, ações e programas na unidade básica, prevenção e promoção da saúde, saúde do adolescente, vulnerabilidade, gênero, terceira idade. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa Vulnerabilidades e Promoção da Saúde (UFPB). Atua como pesquisadora do Programa de Atendimento Psicossocial à Aids vinculado a FFCLRP/USP.

Publicado
12-11-2020
Como Citar
AUGUSTO SOUZA DE LIMA, M.; ALAYDE WERBA SALDANHA, A. ANÁLISE QUALITATIVA DAS ATITUDES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ATENDIMENTO OFERECIDO ÀS USUÁRIAS LÉSBICAS. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 13, n. 21, 12 nov. 2020.