Conselhos Tutelares:

promoção de direitos de adolescentes LGBT+ ou reprodução do preconceito?

Autores

  • Regina Figueiredo Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Núcleo de Prevenção da Aids da Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-9880-7045

Resumo

O artigo relata uma pesquisa quali-quantitativa realizada conselheiros tutelares de direitos da criança e do adolescente do município de São Paulo. Observa-se a perceepção e a tendência de comportamento frente a situações de relacionamento homossexual envolvendo adolescentes. Esses conselheiros apontaram receber espontaneamente casos associadas a população LGBT+. Alguns deles realzam encaminhamentos, associando comportamentos sexuais entre o mesmo sexo como se fossem situações de abuso sexual e/ou violência aos direitos dos adolescentes; outros orientam encaminhamento a psicólogos e outros serviços públicos, como se fossem problemáticas. Por isso, considera-se que os Conselhos Tutelares funcionam como propagadores de preconceito e de violência institucional e de Estado contra adolescentes LGBT+, uma vez que são órgãos articulados com políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Figueiredo, Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Núcleo de Prevenção da Aids da Universidade de São Paulo

Socióloga e Mestre em Antropologia Social pela FFLCH/USP, Pesquisadora Científica Nível VI do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, membro do NEPAIDS/USP, da Rede Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos e Coordenadora de Pesquisas, Treinamentos e Produção de Materiais em Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Sexualidade, Gênero  e Prevenção ao Abuso de Drogas.

Downloads

Publicado

09-07-2021

Como Citar

FIGUEIREDO, R. Conselhos Tutelares:: promoção de direitos de adolescentes LGBT+ ou reprodução do preconceito?. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 14, n. 22, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/22224. Acesso em: 29 mar. 2024.