Para se pensar sobre a experiência sexual na escola: algumas cenas

Autores

  • Dayana Brunetto Carlin dos Santos

Resumo

Este texto propõe a discussão sobre a experiência transexual na escola com base em alguns  conceitos  de  Michel  Foucault,  como  biopoder,  disciplina,  biopolítica  e governamentalidade. A partir dessa reflexão sobre a escola como um empreendimento biopolítico  de  controle  dos  corpos  e  das  narrativas  de  transexuais  sobre  suas experiências escolares, o que se pode entender como corpos transexuais, ainda, escapa ao empreendimento biopolítico da educação. Essas narrativas, organizadas por meio de atos performativos da memória, evidenciam que ao se analisar experiências transexuais na escola toda a generalização pode ser perigosa. Os atos performativos da memória foram aqui emblematicamente organizados em cenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-11-2012

Como Citar

BRUNETTO CARLIN DOS SANTOS, D. Para se pensar sobre a experiência sexual na escola: algumas cenas. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 6, n. 07, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2240. Acesso em: 26 abr. 2024.