Para se pensar sobre a experiência sexual na escola: algumas cenas
Resumo
Este texto propõe a discussão sobre a experiência transexual na escola com base em alguns conceitos de Michel Foucault, como biopoder, disciplina, biopolítica e governamentalidade. A partir dessa reflexão sobre a escola como um empreendimento biopolítico de controle dos corpos e das narrativas de transexuais sobre suas experiências escolares, o que se pode entender como corpos transexuais, ainda, escapa ao empreendimento biopolítico da educação. Essas narrativas, organizadas por meio de atos performativos da memória, evidenciam que ao se analisar experiências transexuais na escola toda a generalização pode ser perigosa. Os atos performativos da memória foram aqui emblematicamente organizados em cenas.Downloads
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Publicado
26-11-2012
Como Citar
BRUNETTO CARLIN DOS SANTOS, D. Para se pensar sobre a experiência sexual na escola: algumas cenas. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 6, n. 07, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2240. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos