Sexualidade e política: uma abordagem a partir do mercado e do consumo

Autores

  • Isadora Lins de França

Resumo

Neste artigo, procuro traçar uma abordagem retrospectiva para questões referentes a política, homossexualidade, consumo e mercado, trazendo resultados de pesquisa de campo realizada em São Paulo no âmbito do meu mestrado e doutorado. Busco me aproximar da proposta central do trabalho por meio: 1) dos discursos de empresários envolvidos com o mercado segmentado; 2) dos significados atribuídos a lugares de lazer noturno  por  seus  frequentadores;  3)  das  ações  organizadas  por  frequentadores  do mercado segmentado de lazer noturno, as quais produzem uma interface entre consumo e política. Tento operar uma mudança de perspectiva na análise sobre a ação política, comumente focada nos movimentos sociais e na implementação de políticas públicas. Não há aqui qualquer pretensão descabida de elevar o mercado e o consumo a esferas privilegiadas de atuação política, mas sim o recurso ao desenho de tensões saudáveis a partir de práticas sociais e à análise de sua rentabilidade teórica e metodológica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-11-2012

Como Citar

LINS DE FRANÇA, I. Sexualidade e política: uma abordagem a partir do mercado e do consumo. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 6, n. 07, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/2243. Acesso em: 25 abr. 2024.