Uma revisão sobre a transexualidade masculina no contexto escolar nos anais do fazendo gênero.

  • Samuel Moreira de Araujo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Neil Franco Universidade Federal de Juiz de Fora - Programa de Pós Graduação em Educação

Resumo


A transexualidade se fundamenta na discordância entre o sexo biológico e o gênero através do qual a pessoa se reconhece e deseja ser reconhecida. Partimos da pouca ou nenhuma visibilidade que os homens trans têm no Brasil, seja essa invisibilidade dessas identidades no mercado formal de trabalho ou no ambiente escolar, pois parece prevalecer uma concepção no imaginário social de que não é possível a transição de gênero do feminino ao masculino e, portanto, ignora-se essa transição. O trabalho tem como objetivo analisar o que foi produzido academicamente sobre transexualidade masculina no contexto escolar, e para isso realizamos um estado da arte nos anais de sete edições do evento Fazendo Gênero. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e com analise teórica direcionada para o campo das teorias pós-críticas. Concluímos que, como produção acadêmica, a transexualidade masculina aparece de maneira muito discreta nos anais do evento pesquisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora - Programa de Pós Graduação em Educação

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Educação; cursos concluídos na Universidade Federal de Uberlândia. É professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica e Arte Corporal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, Linha de Pesquisa Discursos, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Corporeidades[s], Culturas e Diferença (GPCD). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre as temáticas: corpo, gênero, sexualidades, ginástica e dança com ênfase no universo da educação e educação física escolar. Ministra as disciplinas Ginástica Geral e Concepções Metodológicas Aplicadas à Ginástica na graduação.

Publicado
09-07-2021
Como Citar
MOREIRA DE ARAUJO, S.; PEREIRA DE ALMEIDA, N. F. Uma revisão sobre a transexualidade masculina no contexto escolar nos anais do fazendo gênero. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 14, n. 22, 9 jul. 2021.